Notícias

SNS 24 celebra 6 anos com novos serviços digitais

24 Julho, 2023

O SNS 24 lança três serviços no dia em que celebra o seu 6º aniversário de atividade.

A partir de hoje, 24 de julho, o SNS 24 reforça o seu catálogo de serviços com o cartão dador de sangue, que possibilita a consulta do histórico das dádivas de sangue, por data e estado, podendo também consultar o número nacional de dador e o tipo sanguíneo; a consulta da bula (folheto informativo) dos medicamentos passa a estar disponível junto dos medicamentos prescritos ao utente e que já lhe foram dispensados; e o registo da disponibilidade e autorização para realizar teleconsultas com profissionais de saúde em unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS). São três serviços lançados na app SNS 24 e, para se aceder a estes novos serviços, a app deve ser atualizada.

Com cerca de 24 milhões de chamadas atendidas em 6 anos, o SNS 24 é hoje mais do que uma linha telefónica, permitindo um acesso omnicanal ao universo do SNS, com cerca de 9 milhões de downloads da app e mais de 65 milhões de visitas no portal.

Consultar receitas médicas, o boletim de vacinas, obter várias declarações ou realizar uma teleconsulta são alguns dos serviços disponíveis quer na app, quer no portal SNS 24. A estes serviços, juntou-se, em 2022, a disponibilização da agenda de saúde e os resultados de exames, já com 61 milhões consultados. Já em abril deste ano passou a ser possível obter a autodeclaração de doença, através da app, do portal e da linha 808 24 24 24.  

Acesso omnicanal: evolução da linha telefónica, do digital e presencial

A linha telefónica teve o maior número de atendimentos de sempre em 2022, com mais de 9 milhões de chamadas.

Já a Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) veio dar uma resposta de proximidade em saúde mental. Prestou apoio a mais de 233 mil pessoas, das quais mais de 16 mil profissionais de saúde. Desde abril de 2022, o serviço passou a estar disponível também em língua inglesa.

No portal, lançado em 2019, encontra-se inserida a plataforma de atendimento por videochamada destinada aos cidadãos surdos, cujo atendimento é feito por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa, que faz a mediação com o enfermeiro do SNS 24. Atendeu perto de 5 mil pessoas surdas.

O Balcão SNS 24, por seu turno, presta apoio presencial assistido aos serviços digitais e às teleconsultas do SNS nos mais de 380 espaços localizados em juntas de freguesia, câmaras municipais, estabelecimentos prisionais e estabelecimentos residenciais.

Maior catálogo de serviços, melhor capacidade de resposta

A Linha Saúde 24 mudou de nome para SNS 24 em 2017, marcando o início do processo de transformação digital com o Centro de Contacto do SNS. Gerido pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), foi a primeira linha de apoio durante a pandemia, para quem procurou ajuda clínica. Já este ano foi criada, e integrada na SPMS, a Unidade Central de Prestação de Cuidados de TeleSaúde (UCeT), estrutura que veio melhorar a coordenação de respostas de saúde à distância, nomeadamente a pessoas mais vulneráveis, através dos canais do SNS 24.

Responsável pelo Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento (TAE) e por um conjunto de serviços informativos e administrativos que reforçam a proximidade, o SNS 24 está disponível 7 dias por semana, 24 horas por dia. Os profissionais são maioritariamente enfermeiros, mas também psicólogos, farmacêuticos, administrativos, médicos-dentistas e intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.

É a porta de entrada sempre aberta do SNS para todos os portugueses e residentes no país.

Temas

|

SICC comemora 10 anos

12 Julho, 2024

O Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade e Gestão Financeira (SICC) celebra uma década a registar e a gerir centralmente a informação económica e financeira do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Atualmente, está implementado em 46 dos 51 organismos do SNS, e em duas entidades do Ministério da Saúde: a Direção Executiva e a própria SPMS.

SICC_notícia site SPMS

SPMS contribui para a primeira plataforma de inovação em saúde pública do país

9 Julho, 2024

“O compromisso para a inovação em saúde pública” foi o mote do painel que reuniu a presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, e dirigentes de diversas organizações e entidades, durante a apresentação pública do White Paper “Leading the Way to a Healthy Future” – Inovação ao serviço da Saúde Pública.

Voltar
Voltar para o topo.