Notícias

Projetos SPMS apresentados no Fórum Reguladores 

5 Julho, 2023

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, participou no debate “A Transformação Digital no Contexto da Regulação”, integrado no evento do 30.º aniversário do Infarmed. No Fórum Reguladores, que aconteceu esta terça-feira, 4 de julho, em Évora, o dirigente apresentou alguns projetos promotores da governação em saúde, gestão do medicamento, digitalização, integração de cuidados e proximidade com o cidadão. 

Na sua intervenção, Nuno Costa destacou a relevância do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a transição digital na saúde, que assenta em quatro grandes pilares: infraestruturas, cidadão, profissionais de saúde e dados. A centralidade no cidadão e a sustentabilidade dos sistemas têm sido, sublinhou, “os princípios norteadores da ação da SPMS”.

No debate, focou a importância da regulação e da proteção de dados. “A SPMS tem uma visão muito clara sobre o seu papel”, salientou Nuno Costa, adiantando que passa por disponibilizar os dados e tratá-los de acordo com as melhores práticas.

O desenvolvimento de um sistema de reconciliação terapêutica, interoperável, que permita dotar o circuito do medicamento de uma ferramenta para a gestão correta de toda a terapêutica do utente, foi outro dos temas da apresentação do dirigente. “Sem os hospitais e sem os profissionais dos hospitais não vamos conseguir fazer isto”, realçou.

A PEM 2.0, evolução tecnológica e funcional dos sistemas de informação de apoio à prescrição – PEM e PEM móvel – esteve também em destaque. O novo sistema de informação pretende “simplificar e auditar”, explicou Nuno Costa, adiantando que “a PEM audita 300 milhões de euros por mês”.

Relativamente à Inteligência Artificial, outra das temáticas em análise, sublinhou a necessidade de os algoritmos serem “públicos, transparentes, escrutináveis, isto é, reguláveis”.

No final da sua participação, Nuno Costa reforçou a importância da regulamentação de dados em saúde, na qual a SPMS tem colaborado.

No Fórum Reguladores, foram ainda debatidos o papel dos reguladores, a regulação em saúde, a colaboração entre entidades reguladoras e os desafios que se impõem à regulação na área do medicamento e dos produtos de saúde.

Temas

|

DE-SNS destaca papel da SPMS na reforma das ULS

28 Fevereiro, 2024

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, destacou o papel da SPMS na reforma das Unidades Locais de Saúde (ULS), durante a cerimónia de apresentação do projeto “Implementação, Desenvolvimento e Monitorização das ULS”, que contou com a presença de Nuno Costa, vogal executivo da SPMS. No auditório do Infarmed – Autoridade Nacional […]

Voltar
Voltar para o topo.