Notícias

SNS 24 em destaque no “Relatório de Acesso a Cuidados de Saúde 2022 – As escolhas dos cidadãos no pós-pandemia”

7 Junho, 2023

A grande adesão dos portugueses à linha SNS 24 é um dos dados do “Relatório de Acesso a Cuidados de Saúde 2022 – As escolhas dos cidadãos no pós-pandemia”, apresentando ontem, dia 6 de junho.

O estudo carateriza diversos pontos, desde as decisões dos cidadãos no primeiro contacto com o sistema de saúde, analisando a incidência de episódios de doença, decisão de aceder a cuidados de saúde, barreiras de acesso (financeiras e não financeiras) e prestação de cuidados de saúde nos setores público e privado.

Na análise, verifica-se um aumento no recurso ao setor público, motivado em grande maioria pela utilização da linha de atendimento SNS 24, que registou um crescimento exponencial, de 3% em 2019, para 28% em 2022.

Da autoria dos investigadores Pedro Pita Barros e Eduardo Costa do Nova SBE Health Economics & Management Knowledge Center, o estudo resulta da Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria entre a Fundação “la Caixa”, o BPI e a Nova SBE.

De acordo com os autores, constata-se que as pessoas que utilizam o SNS 24 são depois reencaminhadas para os serviços a que devem ir, o que se traduz num aumento do número de contactos com o setor público. Apesar da ligeira subida face aos níveis de 2020 e 2021, a proporção de pessoas que procura os serviços de urgência permanece abaixo do pré-pandemia (41,1% em 2019 e 35,5% em 2022).

O SNS 24 afirmou-se como a porta de entrada do SNS, reduzindo milhares de idas desnecessárias às urgências. Deu respostas que não existiam, criou serviços e, em 2022, bateu o recorde de chamadas. Hoje, mais do que uma linha telefónica, é um acesso omnicanal, com o digital e a parte presencial, ao serviço de todas as pessoas.

Temas

|

ULS Alentejo Central recebe primeiros computadores no âmbito do PRR 

22 Março, 2024

Foram entregues esta sexta-feira, 22 de março, os primeiros de cerca de 720 computadores, dos quais 491 desktops e 229 portáteis, destinados à modernização dos postos de trabalho dos cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).  O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, assinalou a ocasião com a entrega […]

SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços

22 Março, 2024

No dia em que assinala o seu 14.º aniversário, a SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços, com os 40 mais impactantes. Digital e acessível através do site, este catálogo é estratégico e essencial para divulgar a oferta de produtos e serviços da SPMS, promover a imagem da organização e reforçar a marca e […]

Catálogo de Produtos e Serviços SPMS
Voltar
Voltar para o topo.