Notícias

“Os Sistemas de Informação vão ser cruciais nesta transição digital da Saúde”

28 Junho, 2023

“Informatizar vs Digitalizar: a importância da comunicação entre Sistemas de Informação” foi o tema do painel que contou com Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS. Inserido no 9º Seminário da Saúde da GS1 Portugal, o debate teve lugar esta quarta-feira, 28 de junho, em Lisboa.

A conversa começou pela pandemia, tema incontornável, “em concreto na área da Saúde e dos sistemas de informação houve uma necessidade de ajustamento de processos, de formas de trabalhar e que veio obrigar as organizações, nomeadamente a SPMS, no fundo o braço tecnológico do SNS, a apresentar respostas”, realçou Luís Ferreira.  

Na sua intervenção, o dirigente destacou a vacinação, as teleconsultas através da plataforma RSE Live, lançada pela SPMS, as receitas sem papel totalmente desmaterializadas, cujos números aumentaram exponencialmente. “Tudo foi potenciado com sistemas de informação e com soluções eletrónicas”, disse.

Moderado pela jornalista Fernanda Freitas, o debate, que contou também com Óscar Gaspar, presidente da APHP – Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, passou pela importância cada vez maior da literacia digital, e que é transversal a todas as áreas da sociedade, das ferramentas de inteligência artificial e dos dados.

“A questão dos dados é um dos aspetos centrais na nossa estratégia, em relação ao PRR e aos investimentos que estão previstos”, salientou Luís Ferreira. “Um dos projetos do PRR visa precisamente a criação de um Data Lake para a utilização secundária da informação. Há muito trabalho de investigação que pode ser melhorado”, acrescentou.

O essencial é “colocar o utente no centro do sistema”, visão partilhada por Luís Ferreira e Óscar Gaspar. O projeto exames sem papel, que evita duplicação de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, e o SNS 24, ferramenta central em todo o sistema de saúde, são bons exemplos.

É fundamental o diálogo entre os setores privado, social, o Serviço Nacional de Saúde e, também, a nível europeu, para complementar respostas e melhorar a prestação de cuidados ao cidadão. “Os sistemas de informação vão ser cruciais nesta transição digital”, afirmou Luís Miguel Ferreira.

GS1 Portugal é uma associação empresarial multissetorial, que reúne empresas, associações setoriais, prestadores de serviços tecnológicos, entre outras organizações.

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.