Notícias

SPMS no debate de lançamento da campanha nacional “Internet Segura: #LerAntesClicarDepois”

18 Maio, 2023

A SPMS participou no evento que assinalou a apresentação da campanha nacional “Internet Segura: #LerAntesClicarDepois”, que decorreu no Teatro Thalia, em Lisboa, no dia 16 de maio. Em representação da SPMS, o vogal executivo, Luís Miguel Ferreira, foi um dos convidados para o painel de debate “Como promover o bom uso do ciberespaço”.

Nos últimos anos, o aumento do número de incidentes de cibersegurança e de cibercrimes e o uso cada vez mais generalizado das tecnologias digitais a nível pessoal e profissional tornam premente a sensibilização constante da população para os cuidados de cibersegurança básicos. Esta campanha pedagógica e multiplataforma tem como propósito reforçar, junto de todas as pessoas e organizações, a informação sobre o bom uso do ciberespaço.

É composta por uma brochura informativa, cartões com mensagens de alerta, e um kit de vídeos curtos em formato de animação, que tratam temas variados, desde o uso das palavras-passe, as compras online, o cyberbullying até aos cuidados a ter com as redes sociais, passando pelos perigos a considerar em relação aos ataques através de emails, SMS ou telefonemas.

No setor da saúde foi criado um modelo de governação de segurança de informação e do ciberespaço e está em desenvolvimento um Plano de Ação para a CiberSegurança que, para além das ações de formação e sensibilização para os profissionais de saúde, irá ter uma componente de alerta para os utentes e cidadãos que utilizam os serviços digitais.

A sessão de abertura desta iniciativa esteve a cargo do coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), Lino Santos, e o encerramento foi feito pelo secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

Temas

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.