Notícias

SPMS no debate de lançamento da campanha nacional “Internet Segura: #LerAntesClicarDepois”

18 Maio, 2023

A SPMS participou no evento que assinalou a apresentação da campanha nacional “Internet Segura: #LerAntesClicarDepois”, que decorreu no Teatro Thalia, em Lisboa, no dia 16 de maio. Em representação da SPMS, o vogal executivo, Luís Miguel Ferreira, foi um dos convidados para o painel de debate “Como promover o bom uso do ciberespaço”.

Nos últimos anos, o aumento do número de incidentes de cibersegurança e de cibercrimes e o uso cada vez mais generalizado das tecnologias digitais a nível pessoal e profissional tornam premente a sensibilização constante da população para os cuidados de cibersegurança básicos. Esta campanha pedagógica e multiplataforma tem como propósito reforçar, junto de todas as pessoas e organizações, a informação sobre o bom uso do ciberespaço.

É composta por uma brochura informativa, cartões com mensagens de alerta, e um kit de vídeos curtos em formato de animação, que tratam temas variados, desde o uso das palavras-passe, as compras online, o cyberbullying até aos cuidados a ter com as redes sociais, passando pelos perigos a considerar em relação aos ataques através de emails, SMS ou telefonemas.

No setor da saúde foi criado um modelo de governação de segurança de informação e do ciberespaço e está em desenvolvimento um Plano de Ação para a CiberSegurança que, para além das ações de formação e sensibilização para os profissionais de saúde, irá ter uma componente de alerta para os utentes e cidadãos que utilizam os serviços digitais.

A sessão de abertura desta iniciativa esteve a cargo do coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), Lino Santos, e o encerramento foi feito pelo secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

Temas

SPMS e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa celebram protocolo de colaboração

17 Julho, 2024

A SPMS e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) assinaram esta terça-feira, 16 de julho, um protocolo de colaboração que visa fortalecer a cooperação entre as duas entidades em diversas áreas estratégicas no setor da saúde. Na ocasião, foi ainda assinado, pela presidente do conselho de administração da SPMS, Sandra Cavaca, e pelo […]

Voltar
Voltar para o topo.