Notícias

“Ligue Antes, Salve Vidas”, projeto-piloto do SNS com apoio da SPMS arrancou na Póvoa de Varzim e Vila do Conde

25 Maio, 2023

Ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) antes de se deslocar ao Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde (CHPVVC) é a mensagem principal do projeto-piloto “Ligue Antes, Salve Vidas”. Foi apresentado ontem, dia 24 de maio, pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

A SPMS é uma das entidades que faz parte deste piloto, conjuntamente com a DGS, o INEM, a ARS Norte e a ACSS, sob a coordenação da Direção Executiva do SNS, o ACeS Póvoa do Varzim/Vila do Conde e o CHPVVC, que construíram, de forma integrada, inovadora e centrada no utente, o “Ligue Antes, Salve Vidas”, implementando um vasto leque de medidas com impacto na qualificação do acesso a uma resposta adequada à doença aguda, que a população necessita, numa abordagem multi-institucional.

O ponto de partida é o SNS 24 para dar resposta ao doente agudo fora da urgência, de forma a reduzir a procura excessiva aos serviços de urgência e atender as situações mais graves e, por outro lado, é mais eficiente e segura para o utente com doença aguda de menor gravidade, oferecendo uma resposta no local certo, nomeadamente na equipa de saúde familiar.

A partir de agora, o utente da Póvoa ou Vila de Conde que ligar para o SNS 24, e precisar de ser observado por um médico, terá uma consulta marcada no seu centro de saúde, no próprio dia ou no dia seguinte. O número de consultas do agrupamento de centros de saúde (ACeS) da região aumentou por semana e será alargado em função da procura. Esta agenda vai ser usada pelo centro hospitalar sempre que um caso não urgente, triado como verde ou azul, entrar na urgência.

O projeto inclui medidas no âmbito da literacia em saúde, que pretendem reforçar a utilização preferencial do contacto com a linha SNS 24 como porta de entrada no SNS, permitindo aumentar a satisfação dos utentes e profissionais, pela possibilidade de organização e gestão dos serviços de saúde disponíveis para a resposta à doença aguda, através de um encaminhamento adequado: autocuidados em domicílio, consulta aberta em cuidados de saúde primários (com consulta agendada no mesmo dia ou no dia seguinte) e Serviço de Urgência.

No sentido de sensibilizar e informar os utentes para a correta utilização dos serviços de saúde, foi disseminada uma campanha multimeios criada pela SPMS, que conta com a participação de várias figuras conhecidas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.  O projeto será gradualmente alargado ao resto do país.

Saiba mais em: Ligue Antes, Salve Vidas – Direção Executiva do SNS (min-saude.pt)

Temas

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.