Notícias

Exames Sem Papel | 1 ano de partilha eletrónica e 46 milhões de resultados consultados através do portal e da app SNS 24

6 Maio, 2023

Cerca de 46 milhões de resultados de exames médicos já foram disponibilizados e consultados na app e no portal SNS 24, facilitando o acesso dos utentes e dos profissionais de saúde à informação.

A partilha de resultados arrancou há 1 ano, no dia 6 de maio. Desde então, o número de laboratórios aderentes aumentou progressivamente e hoje mais de 800 prestadores comunicam resultados de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) através destes canais.

Durante o último ano, a partilha de resultados foi um enorme desafio para todos os intervenientes, sendo um passo fundamental para automatizar e acelerar procedimentos durante o atendimento nos cuidados de saúde primários.

“Cada vez mais andaremos com os nossos exames médicos connosco, no nosso telemóvel, evitando perdas de informação e a duplicação, quer tenham sido prescritos no público ou no privado”, realça a presidente da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, EPE), Sandra Cavaca.

A prescrição de MCDT de forma eletrónica nos cuidados de saúde primários abrange, desde abril do ano passado, todas as áreas. As endoscopias gastrenterológicas, a medicina física e reabilitação, a pneumologia-imunoalergologia e radiologia são algumas das áreas abrangidas, estando disponíveis resultados de TAC, colonoscopias, entre outros. Em pouco mais de um ano, já foram prescritas mais de 27 milhões de requisições eletrónicas, das quais mais de 90% foram totalmente desmaterializadas (sem papel).

A partilha de resultados dos exames tem contribuído para a melhoria dos processos digitais, traduzindo-se em ganhos significativos para todo o sistema de saúde. O projeto irá avançar para outros âmbitos, nomeadamente para os exames realizados em meio hospitalar. Facilidade, rapidez, transparência e comodidade no acesso aos resultados dos exames médicos são mais-valias para profissionais de saúde e utentes.

exames sem papel noticia

SPMS e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa celebram protocolo de colaboração

17 Julho, 2024

A SPMS e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) assinaram esta terça-feira, 16 de julho, um protocolo de colaboração que visa fortalecer a cooperação entre as duas entidades em diversas áreas estratégicas no setor da saúde. Na ocasião, foi ainda assinado, pela presidente do conselho de administração da SPMS, Sandra Cavaca, e pelo […]

Voltar
Voltar para o topo.