Notícias

Ação-conjunta TEHDAS publica relatório do estado da utilização secundária de dados de saúde em Portugal

15 Maio, 2023

A ação-conjunta TEHDAS – Towards the European Health Data Space, onde a SPMS lidera o grupo de trabalho WP3 – Avaliação, disponibilizou, para consulta, o relatório que analisa o estado de arte sobre a utilização secundária de dados em Portugal.

Em maio de 2022, realizou-se uma visita a Lisboa com o propósito de mapear a situação atual e elaborar um relatório sobre o que diz respeito à gestão de dados de saúde e aos regulamentos de apoio à partilha de dados de saúde, para utilização secundária.

Para além dos contributos de várias equipas da SPMS, este relatório também contou com as participações da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS), do Instituto Nacional de Estatística (INE), do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), da Administração Regional de Saúde do Centro e do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca.

Os resultados obtidos neste relatório serão sujeitos a uma análise comparativa com outros Estados-Membros, descrevendo assim uma perspetiva pan-europeia do estado de maturidade de saúde digital.

A ação-conjunta TEHDAS  tem como missão apoiar os Estados-Membros da UE na construção de um Espaço Europeu de Dados de Saúde em específico, no que toca à utilização secundária de dados de saúde eletrónicos em contexto nacional e transfronteiriço.

O relatório  sobre o ecossistema português está já disponível para consulta: TEHDAS country visits – Tehdas.

Descubra mais sobre a ação TEHDAS em https://www.tehdas.eu/.

Nota: Esta ação é cofinanciada pela União Europeia, Terceiro Programa para Saúde da UE (2014-2020) ao abrigo do Grant Agreement Nr 101035467. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou HaDEA. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.