Notícias

SPMS lidera Grupo de Trabalho na ação europeia EU-HIP

14 Abril, 2023

A SPMS irá liderar um Grupo de Trabalho na ação europeia EU-HIP (EU Interoperability with HERA’s IT platform), que visa promover a interoperabilidade dos sistemas de Tecnologia e Informação (TI) dos Estados-Membros com a futura plataforma de TI da HERA (Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias).

O compromisso da SPMS em apoiar e melhorar os sistemas de TI nacionais e europeus é reforçado com a liderança do Grupo de Trabalho 3 − Avaliação, nomeadamente no desenvolvimento de recomendações sobre a utilização de Inteligência Artificial para a vigilância de ameaças à saúde pública.

A missão principal da HERA é contribuir para o reforço da coordenação, preparação e resposta face a ameaças e riscos para a segurança da saúde pública. Alinhada com o objetivo da HERA, a EU-HIP irá suportar as prioridades políticas e permitirá o desenvolvimento de sistemas nacionais de TI para uma melhor resposta a ameaças transfronteiriças.

Esta ação, cofinanciada pela Comissão Europeia, é constituída por 23 parceiros de 17 países, sendo Portugal representado pela SPMS, enquanto autoridade nacional competente, pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Esta é mais uma grande aposta no reforço da saúde digital ao serviço da saúde pública, com especial destaque para a vigilância e reposta às ameaças transfronteiriças.

Mais informação sobre esta ação em: https://en.ssi.dk/surveillance-and-preparedness/international-coorporation/eu-hip.

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.