Notícias

SNS 24 | Mais de 210 mil chamadas atendidas em três anos de Linha de Aconselhamento Psicológico

1 Abril, 2023

Mais de 210 mil pessoas receberam apoio através da Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24. Lançada em plena pandemia, assinala este sábado, dia 1 de abril, o seu 3º aniversário.

O atendimento é sempre feito por psicólogos e tem sido uma resposta de proximidade em saúde mental e um apoio para utentes e profissionais de saúde que a procuram em momentos difíceis. Em três anos, mais de 14 mil chamadas foram feitas por profissionais de saúde.

Este serviço do SNS 24 já provou a sua utilidade e continua a ser uma mais-valia, no período pós-pandémico, em todos os contextos. Só este ano ultrapassou as 17 mil chamadas, aproximando-se de uma média de 200 atendimentos diários. Disponível também em língua inglesa, desde 2022, o aconselhamento psicológico do SNS 24 passou a garantir resposta às pessoas não falantes de português, somando, até à data, mais de 3.400 chamadas.

Na sua maior parte, as chamadas recebidas estão relacionadas com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise. Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.

O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia.

Um estudo internacional sobre violência na Saúde, publicado em 2022 pela Federação Internacional dos Hospitais (IHF), destacou Linha como um serviço de suporte telefónico dedicado, com psicólogos especificamente treinados para atuar em casos de violência contra profissionais de saúde, para intervenção em crises e acompanhamento, a nível nacional.

A Linha é um bom exemplo do trabalho que tem sido desenvolvido entre a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Os cidadãos podem contar, todos os dias da semana, com este serviço do SNS 24, uma resposta de proximidade em saúde mental e um apoio em momentos mais difíceis para os portugueses e residentes no nosso país.

SPMS recebe prémio internacional para melhor campanha de marketing

13 Junho, 2024

“Foi com grande satisfação que vimos este reconhecimento internacional, que é um incentivo a continuar o trabalho em prol do aumento da literacia em saúde dos cidadãos, com verdade, autenticidade e proximidade”, realçou Sandra Cardoso, diretora de Comunicação e Relações Públicas da SPMS, ao receber o prémio pela Campanha “Ligue Antes, Salve Vidas”, ontem, 12 […]

Ministra da Saúde visita SNS 24 e destaca humanismo do serviço SNS Grávida

4 Junho, 2024

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, visitou as instalações do SNS 24, em Lisboa, acompanhada pela presidente da SPMS, Sandra Cavaca, nesta terça-feira, dia 4 de junho. O vogal executivo, Nuno Costa, e o diretor do Centro Nacional de Telessaúde I SNS 24, João Oliveira, estiveram presentes na visita. A governante observou o funcionamento […]

Voltar
Voltar para o topo.