Notícias

Reunião de trabalho entre SPMS e Ordem dos Médicos

27 Abril, 2023


A SPMS realizou uma reunião de trabalho com a Ordem dos Médicos, tendo como finalidade debater temas pertinentes relacionados com os sistemas de informação da saúde dirigidos aos profissionais e aos cidadãos. O encontro decorreu esta quinta-feira, dia 27 de abril, nas instalações da SPMS em Lisboa.

Presidida por Sandra Cavaca, dirigente da SPMS, acompanhada por Luís Miguel Ferreira, vogal executivo, e com a participação de representantes das diferentes coordenações da SPMS, a reunião permitiu efetuar um ponto de situação sobre várias iniciativas em curso. Carlos Cortes, bastonário da Ordem dos Médicos, liderou a equipa que o acompanhou, nomeadamente, Frederico Carmo Reis, Eurico Castro Alves, Luís Mateus e Gonçalo Martins.

Numa perspetiva de melhoria contínua e de reforçar a cooperação, a SPMS e a Ordem decidiram criar um grupo de trabalho e um canal de comunicação que vise uma articulação maior entre as melhorias nos sistemas e quem as utiliza no terreno.

Durante a reunião analisaram-se algumas das principais implementações que têm sido realizadas ao nível dos cuidados de saúde primários e hospitalares, no âmbito dos sistemas, e foi feito um ponto de situação sobre projetos relevantes, nomeadamente o Registo de Saúde Eletrónico único e o Registo Nacional dos Profissionais, entre outros.

Desta reunião ficou o compromisso de reforço no trabalho conjunto, entre a SPMS e a Ordem dos Médicos, alinhado com o objetivo comum de melhorar a prestação de serviços de saúde ao cidadão.

Temas

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.