Notícias

Coordenador do SNS 24 distinguido com Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde

5 Abril, 2023

“Receber esta medalha é uma honra e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade acrescida. Mas o mais importante, neste momento, é que esta medalha seja partilhada com todas as excelentes pessoas com quem trabalho diariamente, as que fizeram e que fazem parte deste caminho. Aprendo todos os dias com elas, muito muito obrigado!”, agradeceu João Oliveira, coordenador da SPMS – Unidade do SNS 24, depois de receber a Medalha de Ouro – Serviços Distintos do Ministério da Saúde.

“João Oliveira, o homem que esteve à frente de uma coisa que não vemos, mas que ouvimos falar. A Linha SNS 24 foi um pilar do SNS na pandemia, tendo atendido mais de 9 milhões de chamadas em 2022, graças ao trabalho de um conjunto de pessoas que foi coordenado pelo João Luís Oliveira que merece ser agraciado”, realçou o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, na entrega da medalha de ouro. O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, e a secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, também participaram nesta cerimónia que decorreu esta quarta-feira, dia 5 de abril, no Auditório do Infarmed, no Parque da Saúde em Lisboa.

O coordenador do SNS 24 foi agraciado pela dedicação, resiliência, espírito crítico apurado, contribuindo diariamente para o desenvolvimento de medidas tendentes à agilização do atendimento e, consequentemente, para o maior acesso do utente, durante os períodos conturbados da pandemia.

“A transformação digital da saúde é o nosso foco e não é diferente de todas as outras alterações, porque começa nas pessoas e acaba nas pessoas e a tecnologia é apenas um meio para atingirmos o que ainda falta fazer”, sublinhou João Oliveira.

Através desta iniciativa, integrada na sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde, este ano com o tema “Saúde para Todos”, escolhido pela Organização Mundial da Saúde que celebra o seu 75.º aniversário, o Ministério da Saúde reconheceu e distinguiu o trabalho exemplar de diversas personalidades e entidades na resposta e articulação das diferentes linhas de prestação de cuidados. O SNS 24, porta de entrada do SNS, foi homenageado pelos vários serviços de saúde prestados às pessoas.

Temas

|

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Linha SNS 24: Estudo sobre o impacto no acesso à prestação de cuidados de saúde

9 Abril, 2024

Durante a pandemia da COVID-19, a Linha SNS 24 deu resposta a um aumento significativo de chamadas e procura pelos serviços de triagem clínica e encaminhamento dos utentes para unidades de saúde adequadas. Neste contexto, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) realizou uma análise à eficiência dos encaminhamentos realizados e à articulação da Linha com […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.