Notícias

PRR | “A digitalização pode dar uma resposta ao acesso e sustentabilidade do SNS”

18 Abril, 2023

O Teatro Thalia foi palco dos debates sobre o caminho da “Transição Digital na Saúde”, conferência que culminou com a participação de Manuel Pizarro, ministro da Saúde.

Ao longo do dia foram vários os especialistas das áreas da Saúde, da Tecnologia e da Academia a partilhar ideias e visões nos painéis de debate moderados pela jornalista Ana Peneda Moreira.

Das diversas intervenções, a da presidente da SPMS, Sandra Cavaca, teve umas palavras de “profundo reconhecimento e agradecimento a todos os profissionais da SPMS, que nas alturas críticas fizeram a diferença na vida das pessoas que precisam de cuidados de saúde, ainda que na retaguarda. E é com estes profissionais resilientes que conto para implementar o ambicioso PRR para a Transição Digital da Saúde”.

Depois de se falar da estratégia de digitalização, das reformas feitas nas infraestruturas e nos dados, a tarde foi dedicada ao cidadão, ao profissional de saúde e aos desafios para o futuro.

Temas relacionados com a estratégia omnicanal que o SNS 24 tem vindo a implementar, disponibilização de novos serviços e de novas tecnologias, o desenvolvimento da telessaúde e da telemedicina, a desmaterialização completa do ciclo da prescrição de medicamentos e de exames médicos, com a partilha de resultados, para médicos e utentes, estiveram em destaque no painel dirigido ao cidadão.

“Com a digitalização ganhamos tempo para as pessoas”

Já as melhorias contínuas nas ferramentas de trabalho, fundamentais na forma como hoje se prevê, monitoriza, gere e toma decisões sobre saúde, centraram a análise à volta dos sistemas para o profissional. A reflexão sobre o Registo de Saúde Eletrónico Único, projeto fundamental para todo o sistema de saúde, mostrou a importância de se reforçar uma cultura de compromisso e de construção de soluções, em prol de todos, quer utentes, quer profissionais.

“Os profissionais da saúde exigem mais e melhores ferramentas” realçou Fernando Araújo, diretor Executivo do SNS, quase na reta final do evento”, sublinhando que “a inteligência artificial está a mudar a área tecnológica”.

Depois das intervenções de Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, e de João Dias, presidente da Agência para a Modernização Administrativa, Fernando Araújo falou sobre o papel relevante das tecnologias na prevenção da doença, “isso é fundamental para prestarmos melhores cuidados de saúde”, adiantando que “se há coisa que sabemos é que com a digitalização ganhamos tempo para as pessoas”.

“A digitalização pode dar uma resposta ao acesso e sustentabilidade do SNS”, destacou Manuel Pizarro no seu discurso de encerramento, onde enalteceu as condições do nosso país para ser um exemplo nesta matéria. “A transição digital passa por qualificar o nosso trabalho, utilizando os recursos nos sítios certos”, reforçando que “está em marcha e queremos acelerá-la com o investimento do PRR”. No final, o governante deu os “parabéns à SPMS por esta transição digital”.

Fotos de Rodrigo Cabrita

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.