Notícias

“A digitalização pode dar uma resposta ao acesso e sustentabilidade do SNS”

18 Abril, 2023

O Teatro Thalia foi palco dos debates sobre o caminho da “Transição Digital na Saúde”, conferência que culminou com a participação de Manuel Pizarro, ministro da Saúde.

Ao longo do dia foram vários os especialistas das áreas da Saúde, da Tecnologia e da Academia a partilhar ideias e visões nos painéis de debate moderados pela jornalista Ana Peneda Moreira.

Das diversas intervenções, a da presidente da SPMS, Sandra Cavaca, teve umas palavras de “profundo reconhecimento e agradecimento a todos os profissionais da SPMS, que nas alturas críticas fizeram a diferença na vida das pessoas que precisam de cuidados de saúde, ainda que na retaguarda. E é com estes profissionais resilientes que conto para implementar o ambicioso PRR para a Transição Digital da Saúde”.

Depois de se falar da estratégia de digitalização, das reformas feitas nas infraestruturas e nos dados, a tarde foi dedicada ao cidadão, ao profissional de saúde e aos desafios para o futuro.

Temas relacionados com a estratégia omnicanal que o SNS 24 tem vindo a implementar, disponibilização de novos serviços e de novas tecnologias, o desenvolvimento da telessaúde e da telemedicina, a desmaterialização completa do ciclo da prescrição de medicamentos e de exames médicos, com a partilha de resultados, para médicos e utentes, estiveram em destaque no painel dirigido ao cidadão.

“Com a digitalização ganhamos tempo para as pessoas”

Já as melhorias contínuas nas ferramentas de trabalho, fundamentais na forma como hoje se prevê, monitoriza, gere e toma decisões sobre saúde, centraram a análise à volta dos sistemas para o profissional. A reflexão sobre o Registo de Saúde Eletrónico Único, projeto fundamental para todo o sistema de saúde, mostrou a importância de se reforçar uma cultura de compromisso e de construção de soluções, em prol de todos, quer utentes, quer profissionais.

“Os profissionais da saúde exigem mais e melhores ferramentas” realçou Fernando Araújo, diretor Executivo do SNS, quase na reta final do evento”, sublinhando que “a inteligência artificial está a mudar a área tecnológica”.

Depois das intervenções de Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, e de João Dias, presidente da Agência para a Modernização Administrativa, Fernando Araújo falou sobre o papel relevante das tecnologias na prevenção da doença, “isso é fundamental para prestarmos melhores cuidados de saúde”, adiantando que “se há coisa que sabemos é que com a digitalização ganhamos tempo para as pessoas”.

“A digitalização pode dar uma resposta ao acesso e sustentabilidade do SNS”, destacou Manuel Pizarro no seu discurso de encerramento, onde enalteceu as condições do nosso país para ser um exemplo nesta matéria. “A transição digital passa por qualificar o nosso trabalho, utilizando os recursos nos sítios certos”, reforçando que “está em marcha e queremos acelerá-la com o investimento do PRR”. No final, o governante deu os “parabéns à SPMS por esta transição digital”.

Fotos de Rodrigo Cabrita

ULS Alentejo Central recebe primeiros computadores no âmbito do PRR 

22 Março, 2024

Foram entregues esta sexta-feira, 22 de março, os primeiros de cerca de 720 computadores, dos quais 491 desktops e 229 portáteis, destinados à modernização dos postos de trabalho dos cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).  O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, assinalou a ocasião com a entrega […]

SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços

22 Março, 2024

No dia em que assinala o seu 14.º aniversário, a SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços, com os 40 mais impactantes. Digital e acessível através do site, este catálogo é estratégico e essencial para divulgar a oferta de produtos e serviços da SPMS, promover a imagem da organização e reforçar a marca e […]

Catálogo de Produtos e Serviços SPMS

SPMS distinguida na HIMSS24

21 Março, 2024

A SPMS participou na conferência HIMSS24 Global Health, que decorreu em Orlando, nos Estados Unidos da América, entre os dias 11 e 15 de março. No âmbito da representação portuguesa, Cátia Sousa Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais da SPMS, foi distinguida com o prémio HIMSS Policy Influencer Award 2024, […]

Voltar
Voltar para o topo.