Notícias

SPMS participa no curso “WHO Spring Course – Impact Training on Big Data in Healthcare”

30 Março, 2023

Organizada pela World Health Organization (WHO) Regional Office for Europe, em parceria com a Universidade Politécnica de Valência, a iniciativa “WHO Spring Course – Impact Training on Big Data in Healthcare” contou com a participação da SPMS. Decorreu em Valência no passado dia 28 de março.

Cátia Pinto, coordenadora de Projetos e Relações Internacionais da SPMS, realizou uma apresentação sobre o impacto das soluções de big data nos sistemas de saúde, abordando a estratégia nacional para o desenvolvimento do sistema de saúde, recorrendo a soluções tecnológicas inovadoras apoiadas por grandes volumes de dados.

A coordenadora destacou o papel pioneiro da organização na utilização de dados, no desenvolvimento de soluções apoiadas por big data para o Serviço Nacional de Saúde e no domínio da saúde digital global.

O objetivo deste curso passou por capacitar os profissionais de saúde pública em aspetos tecnológicos, éticos e organizacionais essenciais para a implementação bem-sucedida de serviços de saúde digital, com foco na saúde pública.

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.