Notícias

SNS SUmmit conta com participação da SPMS

23 Março, 2023

“A linha SNS 24 ficou colada à Covid”, obstáculo identificado por João Oliveira, coordenador da SPMS – Linha SNS 24, durante a sua intervenção no SNS SUmmit, fórum realizado pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) com o apoio da SPMS, esta quinta-feira, dia 23 de março.

Na Aula Magna do Hospital de Santa Maria, no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, João Oliveira reiterou que o “SNS 24 é muito mais” e tem de ser a porta de entrada numa situação aguda não emergente e “um pivot na distribuição das necessidades do país em tempo real”. Ideias defendidas na sessão sobre “Gestão da Oferta e da Procura” no âmbito dos serviços de urgências, moderada por Francisco Goiana da Silva, da DE-SNS, que contou com mais participantes e partilha de ideias no painel de debate.

Para reforçar o apoio às urgências hospitalares, as campanhas de comunicação mais dirigidas e próximas do utente, de forma a promover o SNS 24 como a primeira porta de entrada no SNS, são uma das soluções apontadas pelo coordenador da Linha.

Dissociar o SNS 24 da Covid-19 e incentivar a população a contactar a Linha face a um problema de saúde não emergente é fundamental para evitar idas desnecessárias aos serviços de urgência. “Há um hábito intrínseco do português recorrer ao serviço de urgência por tudo”, reconheceu, acrescentando que o processo para alterar este processo leva o seu tempo, mas, “cabe a cada um de nós promover essa mudança”.

A teleconsulta médica após triagem no SNS 24 é outra das soluções. Uma resposta direta depois do contacto com o SNS 24 que passa pela geração de uma teleconsulta com um profissional de saúde está a ser equacionada para integrar a Linha.

Com mais de 6 mil profissionais no atendimento, distribuídos pelo país, João Oliveira defendeu a relevância de existir uma única fonte ou sistema centralizado de informação, visando a melhoria, a qualidade da triagem no SNS 24 e a capacidade de resposta do sistema de saúde.

O SNS SUmmit constitui um fórum de partilha e discussão de boas práticas entre os Serviços de Urgência das diferentes unidades do SNS, os Agrupamentos de Centros de Saúde e as instituições que coordenam o fluxo dos utentes.

Fernando Araújo, diretor executivo do SNS, participou na abertura do evento que encerra ao final da tarde com Manuel Pizarro, ministro da Saúde.

Fotos de Rodrigo Cabrita

Temas

SPMS desafia especialistas em dados de saúde

22 Maio, 2024

No âmbito da implementação nacional do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), a SPMS participa na ação europeia QUANTUM. Para a concretização deste objetivo, procura especialistas em qualidade e utilização de dados de saúde. Na ação europeia QUANTUM: “Quality, Utility and Maturity Measured; Developing a Data Quality and Utility Label for HealthData@EU”, a SPMS […]

Desmaterialização promove acesso da população reclusa à saúde

22 Maio, 2024

O Salão Nobre do Estabelecimento Prisional (EP) de Monsanto acolheu, esta terça-feira, 21 de maio, a apresentação do projeto de desmaterialização e integração dos sistemas de informação da saúde nos serviços prisionais e de reinserção social. Desenvolvido em estreita parceria pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e pela Serviços Partilhados do Ministério da […]

SPMS reforça cooperação em Saúde Digital com países da CPLP

17 Maio, 2024

A SPMS marcou presença no Seminário “Diálogos da Cooperação em Saúde na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP)”, a convite da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS). O evento, que decorreu no passado dia 15 de maio, concentrou-se nos desafios e oportunidades da digitalização do setor da saúde nos países integrantes da comunidade.

Voltar
Voltar para o topo.