Notícias

SNS SUmmit conta com participação da SPMS

23 Março, 2023

“A linha SNS 24 ficou colada à Covid”, obstáculo identificado por João Oliveira, coordenador da SPMS – Linha SNS 24, durante a sua intervenção no SNS SUmmit, fórum realizado pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) com o apoio da SPMS, esta quinta-feira, dia 23 de março.

Na Aula Magna do Hospital de Santa Maria, no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, João Oliveira reiterou que o “SNS 24 é muito mais” e tem de ser a porta de entrada numa situação aguda não emergente e “um pivot na distribuição das necessidades do país em tempo real”. Ideias defendidas na sessão sobre “Gestão da Oferta e da Procura” no âmbito dos serviços de urgências, moderada por Francisco Goiana da Silva, da DE-SNS, que contou com mais participantes e partilha de ideias no painel de debate.

Para reforçar o apoio às urgências hospitalares, as campanhas de comunicação mais dirigidas e próximas do utente, de forma a promover o SNS 24 como a primeira porta de entrada no SNS, são uma das soluções apontadas pelo coordenador da Linha.

Dissociar o SNS 24 da Covid-19 e incentivar a população a contactar a Linha face a um problema de saúde não emergente é fundamental para evitar idas desnecessárias aos serviços de urgência. “Há um hábito intrínseco do português recorrer ao serviço de urgência por tudo”, reconheceu, acrescentando que o processo para alterar este processo leva o seu tempo, mas, “cabe a cada um de nós promover essa mudança”.

A teleconsulta médica após triagem no SNS 24 é outra das soluções. Uma resposta direta depois do contacto com o SNS 24 que passa pela geração de uma teleconsulta com um profissional de saúde está a ser equacionada para integrar a Linha.

Com mais de 6 mil profissionais no atendimento, distribuídos pelo país, João Oliveira defendeu a relevância de existir uma única fonte ou sistema centralizado de informação, visando a melhoria, a qualidade da triagem no SNS 24 e a capacidade de resposta do sistema de saúde.

O SNS SUmmit constitui um fórum de partilha e discussão de boas práticas entre os Serviços de Urgência das diferentes unidades do SNS, os Agrupamentos de Centros de Saúde e as instituições que coordenam o fluxo dos utentes.

Fernando Araújo, diretor executivo do SNS, participou na abertura do evento que encerra ao final da tarde com Manuel Pizarro, ministro da Saúde.

Fotos de Rodrigo Cabrita

Temas

SPMS em foco na eHealth Network pelos avanços em saúde digital

18 Março, 2024

A SPMS apresentou o modelo de trabalho para a cooperação em Saúde Digital Global, na última reunião da eHealth Network (eHN) Coordinated Actions, que decorreu no dia 6 de março. Reconhecida como uma referência pelos resultados alcançados, a SPMS falou sobre o seu novo Núcleo de Saúde Digital para a cooperação internacional. Em representação da […]

“Na SPMS, temos mais mulheres do que homens”

8 Março, 2024

“Direitos das Mulheres e os Desafios das Tecnologias: Os próximos 50 anos de Democracia” foi o mote da conversa que juntou dirigentes de várias entidades. Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração da SPMS foi uma das convidadas desta conversa moderada por Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, que decorreu […]

Voltar
Voltar para o topo.