Notícias

PEM Móvel | 3.300 receitas por dia prescritas por telemóvel

20 Fevereiro, 2023

Todos os dias são prescritas, em média, 3.300 receitas médicas através de telemóvel. Tal é possível, de forma segura, pela aplicação de Prescrição Eletrónica Médica Móvel (PEM Móvel), que assinala hoje quatro anos de existência.

Desde que foi lançada, a 20 de fevereiro de 2019, pela SPMS, foram prescritas mais de 4.8 milhões de receitas médicas sem papel e mais de 11 milhões de embalagens através da PEM Móvel, que conta já com 36.320 médicos registados.

Facilitar e agilizar o ato de prescrever é uma das vantagens desta aplicação que permite aos
médicos prescrever através do telemóvel, cumprindo todos os requisitos de segurança, e é particularmente útil nas consultas em contexto de domicílio, ou quando o médico se encontra longe do doente.

Para conseguir aceder à aplicação, o médico deve ativar a sua Chave Móvel Digital (CMD) e assinatura digital, ao balcão do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), ou através do sítio da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), e pedir o registo na aplicação, com o preenchimento do questionário disponível em pem.spms.min-saude.pt.

Depois de descarregar a aplicação deve ativar a Prescrição Eletrónica Médica, com o objetivo de associar o dispositivo móvel ao médico prescritor, para efeitos de identificação digital (eID).

Com a PEM Móvel, o ato de prescrever é mais simples, prático, seguro e cómodo, quer para
utentes, quer para médicos que, no final do processo, enviam a receita médica, por SMS e/ou e-mail, para os utentes.

Temas

|

SPMS recebe prémio internacional para melhor campanha de marketing

13 Junho, 2024

“Foi com grande satisfação que vimos este reconhecimento internacional, que é um incentivo a continuar o trabalho em prol do aumento da literacia em saúde dos cidadãos, com verdade, autenticidade e proximidade”, realçou Sandra Cardoso, diretora de Comunicação e Relações Públicas da SPMS, ao receber o prémio pela Campanha “Ligue Antes, Salve Vidas”, ontem, 12 […]

Ministra da Saúde visita SNS 24 e destaca humanismo do serviço SNS Grávida

4 Junho, 2024

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, visitou as instalações do SNS 24, em Lisboa, acompanhada pela presidente da SPMS, Sandra Cavaca, nesta terça-feira, dia 4 de junho. O vogal executivo, Nuno Costa, e o diretor do Centro Nacional de Telessaúde I SNS 24, João Oliveira, estiveram presentes na visita. A governante observou o funcionamento […]

Voltar
Voltar para o topo.