Notícias

Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 já atendeu mais de 200 mil chamadas

11 Fevereiro, 2023

Mais de 200 mil chamadas já foram atendidas pela Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24.

Lançada na fase inicial da pandemia, em abril de 2020, a Linha tem sido uma resposta de proximidade em saúde mental e um apoio para utentes e profissionais de saúde que a procuram em momentos mais difíceis. Até agora, mais de 13 mil chamadas foram realizadas por profissionais da área da Saúde.

Criada para dar resposta imediata quando a Covid-19 evidenciou a necessidade urgente de
acompanhamento psicológico à população, a Linha tem sido um bom exemplo do trabalho desenvolvido entre a SPMS, EPE e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), cujo papel é fundamental na determinação dos algoritmos clínicos usados no serviço.

Já provou a sua utilidade, constituindo-se como um suporte e uma mais-valia em todos os contextos, passando a estar também disponível em língua inglesa, desde 2022, para garantir resposta aos cidadãos não falantes de português. Nos últimos 9 meses, atendeu mais de 3.200 chamadas em inglês.

Uma resposta de proximidade em saúde mental para todos
O atendimento é sempre feito por psicólogos. As chamadas recebidas estão relacionadas, na sua maior parte, com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise. Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.

O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia.

Num estudo internacional sobre violência na Saúde, realizado em 2021 pela Federação Internacional dos Hospitais (IHF) e publicado em 2022, a Linha foi destacada como um serviço de suporte telefónico dedicado, com psicólogos especificamente treinados para atuar em casos de violência contra profissionais de saúde, para intervenção em crises e acompanhamento, a nível nacional.

Disponível todos os dias do ano, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 vai continuar a ser uma resposta de proximidade em saúde mental para todos os portugueses e residentes no nosso país que dela precisarem.

Temas

| |

Telessaúde reúne SPMS e ULSRA no “Dia Digital”

26 Julho, 2024

A SPMS colaborou na promoção do “Dia Digital e Telessaúde”, uma iniciativa de aprendizagem e partilha de boas práticas da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULSRA), que decorreu no dia 24 de julho. “É um dia de reflexão para desbravar novos caminhos”, salientou a presidente do Conselho de Administração da ULSRA, Margarida […]

7.º Aniversário do SNS 24 celebrado com iniciativa na Praia de Carcavelos

24 Julho, 2024

Assinala-se hoje o 7.º aniversário do SNS 24, serviço que se tornou a porta de entrada para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), em Portugal. Para celebrar esta data, a SPMS realizou, durante a manhã, uma ação de divulgação dos canais SNS 24 na Praia de Carcavelos, onde procurou sensibilizar os banhistas e visitantes da […]

Projetos da SPMS debatidos no eHealth Forum

23 Julho, 2024

O eHealth Forum, iniciativa promovida pela SPMS, realizou-se no Auditório Principal dos Hospitais da Universidade de Coimbra, nesta terça-feira, dia 23 de julho. Com a finalidade de fomentar a partilha de conhecimentos e experiências entre profissionais envolvidos e mobilizadores de processos de transformação digital na saúde, o evento contou com uma centena de profissionais das […]

ehealth forum - Sandra Cavaca
Voltar
Voltar para o topo.