Notícias

Centro de Controlo e Monitorização do SNS celebra 13 anos

3 Fevereiro, 2023

O Centro de Controlo e Monitorização do Serviço Nacional de Saúde (CCMSNS) assinala 13 anos de atividade, nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro.

Sob gestão da SPMS desde 2018, o CCMSNS é estratégico para a melhoria da eficiência do SNS, para gerir a despesa pública com cuidados de saúde e na proteção de dados sensíveis dos utentes. É o único centro de conferência, a nível nacional, responsável por gerir e assegurar todas as atividades relacionadas com a conferência de faturas – em papel e eletrónicas, e de documentos de prescrição e prestação, com vista ao apuramento dos valores devidos pelo SNS aos prestadores.

“Neste aniversário, celebra-se o importante trabalho realizado pelo CCMSNS e reconhece-se o papel crucial que desempenha na garantia de cuidados de saúde de qualidade para todos os cidadãos”, realça Nilton Nascimento, diretor do CCMSNS.

Na resposta à pandemia por Covid-19, o CCMSNS teve um contributo relevante na implementação rápida e eficaz de diversas medidas, destacando-se, ao longo de 2022, a implementação do circuito de desmaterialização da prescrição, dispensa e partilha de resultados de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDTs), nomeadamente no que respeita à articulação do processo de mudança com o setor convencionado.

A desmaterialização registou um aumento bastante expressivo, entre o início e o final de 2022. O total de Exames sem Papel conferidos no CCMSNS era de cerca 50%, passando para uma taxa de desmaterialização próxima dos 90%.

Nilton Nascimento expressa “a gratidão pela dedicação e profissionalismo dos colaboradores e espera-se por muitos anos de sucesso.”

Quanto ao futuro, o CCMSNS pretende assumir-se como a entidade centralizadora da conferência e monitorização da faturação, de todas as áreas de prestação de cuidados de saúde, no âmbito do SNS.  

Temas

|

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.