Notícias

Centro de Controlo e Monitorização do SNS celebra 13 anos

3 Fevereiro, 2023

O Centro de Controlo e Monitorização do Serviço Nacional de Saúde (CCMSNS) assinala 13 anos de atividade, nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro.

Sob gestão da SPMS desde 2018, o CCMSNS é estratégico para a melhoria da eficiência do SNS, para gerir a despesa pública com cuidados de saúde e na proteção de dados sensíveis dos utentes. É o único centro de conferência, a nível nacional, responsável por gerir e assegurar todas as atividades relacionadas com a conferência de faturas – em papel e eletrónicas, e de documentos de prescrição e prestação, com vista ao apuramento dos valores devidos pelo SNS aos prestadores.

“Neste aniversário, celebra-se o importante trabalho realizado pelo CCMSNS e reconhece-se o papel crucial que desempenha na garantia de cuidados de saúde de qualidade para todos os cidadãos”, realça Nilton Nascimento, diretor do CCMSNS.

Na resposta à pandemia por Covid-19, o CCMSNS teve um contributo relevante na implementação rápida e eficaz de diversas medidas, destacando-se, ao longo de 2022, a implementação do circuito de desmaterialização da prescrição, dispensa e partilha de resultados de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDTs), nomeadamente no que respeita à articulação do processo de mudança com o setor convencionado.

A desmaterialização registou um aumento bastante expressivo, entre o início e o final de 2022. O total de Exames sem Papel conferidos no CCMSNS era de cerca 50%, passando para uma taxa de desmaterialização próxima dos 90%.

Nilton Nascimento expressa “a gratidão pela dedicação e profissionalismo dos colaboradores e espera-se por muitos anos de sucesso.”

Quanto ao futuro, o CCMSNS pretende assumir-se como a entidade centralizadora da conferência e monitorização da faturação, de todas as áreas de prestação de cuidados de saúde, no âmbito do SNS.  

Temas

|

Consulta Preliminar n.º 8/2024 | SPMS/UCBST – Consumíveis de Impressão

16 Agosto, 2024

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) está a promover uma consulta preliminar ao mercado (Art.º 35.º-A do CCP), no âmbito dos trabalhos preparatórios com vista à realização de uma futura agregação de consumíveis de impressão, para os organismos do Ministério da Saúde, entidades do SNS e entidades compradoras voluntárias que celebrem contratos de adesão com a SPMS, E.P.E.

SITE_82024 SPMSUCBST – Consumíveis de Impressão
Voltar
Voltar para o topo.