Notícias

SPMS na visita técnica ao ACeS Cascais

13 Janeiro, 2023

No âmbito dos projetos de Transição Digital na Saúde do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em implementação nos Cuidados de Saúde Primários, a Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do PRR realizou uma visita técnica ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) de Cascais, no passado dia 11 de janeiro.

Esta visita contou com a presença do presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, do  presidente da CNA, Pedro Dominguinhos, do presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS LVT), Luís Pisco, da diretora executiva do ACES de Cascais, Bárbara Carvalho, e ainda de Rogério Carapuça e Sandra Pinto, da CNA.

Durante a visita foram apresentadas as iniciativas desenvolvidas no âmbito da uniformização dos sistemas de informação nos ACeS, nomeadamente a migração para SClínico CSP e a implementação da convocatória digital SNS para os principais atos dos cuidados de saúde primários, por exemplo, para consultas.

Até ao momento já foram migrados para a nova solução SClínico, seis ACeS da ARS LVT e enviadas mais de 552 mil mensagens, das quais cerca de 287 mil agendamentos e 265 mil recordatórias.

Os profissionais do ACeS de Cascais, nomeadamente médicos, enfermeiros e administrativos, partilharam a sua visão sobre os impactos que estes projetos tiveram na sua atividade diária e na prestação de cuidados.

O projeto SARA – Sistema de Atendimento e Resposta Ágil também esteve em destaque, sobretudo pelas vantagens que tem na interação telefónica com os utentes, uma vez que este sistema facilita o atendimento nas unidades de saúde, com ganhos evidentes na redução do tempo de espera e na qualidade do atendimento.

A visita foi uma oportunidade para a CNA conhecer de forma mais detalhada os vários sistemas de que os ACeS dispõem, designadamente o ACeS de Cascais, com o objetivo de melhorar a prestação de cuidados de saúde aos seus utentes.

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.