Notícias

PRR | SPMS na visita técnica ao ACeS Cascais

13 Janeiro, 2023

No âmbito dos projetos de Transição Digital na Saúde do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em implementação nos Cuidados de Saúde Primários, a Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do PRR realizou uma visita técnica ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) de Cascais, no passado dia 11 de janeiro.

Esta visita contou com a presença do presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, do  presidente da CNA, Pedro Dominguinhos, do presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS LVT), Luís Pisco, da diretora executiva do ACES de Cascais, Bárbara Carvalho, e ainda de Rogério Carapuça e Sandra Pinto, da CNA.

Durante a visita foram apresentadas as iniciativas desenvolvidas no âmbito da uniformização dos sistemas de informação nos ACeS, nomeadamente a migração para SClínico CSP e a implementação da convocatória digital SNS para os principais atos dos cuidados de saúde primários, por exemplo, para consultas.

Até ao momento já foram migrados para a nova solução SClínico, seis ACeS da ARS LVT e enviadas mais de 552 mil mensagens, das quais cerca de 287 mil agendamentos e 265 mil recordatórias.

Os profissionais do ACeS de Cascais, nomeadamente médicos, enfermeiros e administrativos, partilharam a sua visão sobre os impactos que estes projetos tiveram na sua atividade diária e na prestação de cuidados.

O projeto SARA – Sistema de Atendimento e Resposta Ágil também esteve em destaque, sobretudo pelas vantagens que tem na interação telefónica com os utentes, uma vez que este sistema facilita o atendimento nas unidades de saúde, com ganhos evidentes na redução do tempo de espera e na qualidade do atendimento.

A visita foi uma oportunidade para a CNA conhecer de forma mais detalhada os vários sistemas de que os ACeS dispõem, designadamente o ACeS de Cascais, com o objetivo de melhorar a prestação de cuidados de saúde aos seus utentes.

100 milhões de resultados de exames disponibilizados no portal e na app SNS 24

27 Fevereiro, 2024

Mais de 100 milhões de resultados de exames médicos já foram disponibilizados e consultados na app e no portal SNS 24, tornando-se num marco significativo para a digitalização dos serviços de saúde, em Portugal. Desde o lançamento da partilha eletrónica, no dia 6 de maio de 2022, a rede de prestadores que comunicam os resultados […]

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.