Notícias

SPMS na visita técnica ao ACeS Cascais

13 Janeiro, 2023

No âmbito dos projetos de Transição Digital na Saúde do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em implementação nos Cuidados de Saúde Primários, a Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do PRR realizou uma visita técnica ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) de Cascais, no passado dia 11 de janeiro.

Esta visita contou com a presença do presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, do  presidente da CNA, Pedro Dominguinhos, do presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS LVT), Luís Pisco, da diretora executiva do ACES de Cascais, Bárbara Carvalho, e ainda de Rogério Carapuça e Sandra Pinto, da CNA.

Durante a visita foram apresentadas as iniciativas desenvolvidas no âmbito da uniformização dos sistemas de informação nos ACeS, nomeadamente a migração para SClínico CSP e a implementação da convocatória digital SNS para os principais atos dos cuidados de saúde primários, por exemplo, para consultas.

Até ao momento já foram migrados para a nova solução SClínico, seis ACeS da ARS LVT e enviadas mais de 552 mil mensagens, das quais cerca de 287 mil agendamentos e 265 mil recordatórias.

Os profissionais do ACeS de Cascais, nomeadamente médicos, enfermeiros e administrativos, partilharam a sua visão sobre os impactos que estes projetos tiveram na sua atividade diária e na prestação de cuidados.

O projeto SARA – Sistema de Atendimento e Resposta Ágil também esteve em destaque, sobretudo pelas vantagens que tem na interação telefónica com os utentes, uma vez que este sistema facilita o atendimento nas unidades de saúde, com ganhos evidentes na redução do tempo de espera e na qualidade do atendimento.

A visita foi uma oportunidade para a CNA conhecer de forma mais detalhada os vários sistemas de que os ACeS dispõem, designadamente o ACeS de Cascais, com o objetivo de melhorar a prestação de cuidados de saúde aos seus utentes.

Centro de Controlo e Monitorização do SNS celebra 13 anos

3 Fevereiro, 2023

O Centro de Controlo e Monitorização do Serviço Nacional de Saúde (CCMSNS) assinala 13 anos de atividade, nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro. Sob gestão da SPMS desde 2018, o CCMSNS é estratégico para a melhoria da eficiência do SNS, para gerir a despesa pública com cuidados de saúde e na proteção de dados sensíveis dos utentes. […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.