Notícias

Sistemas de informação e ferramentas para os profissionais de saúde em debate na “eHealth Sessions 4” | Inscrições Abertas

23 Janeiro, 2023

“Como podem os sistemas de informação apoiar e potenciar o acesso aos Cuidados de Saúde Primários”, e “De que forma podem potenciar o acesso aos hospitais, um ponto nevrálgico na entrada de utentes no sistema de saúde?” Estas são algumas das questões centrais em análise na quarta eHealth Sessions, já na próxima sexta-feira, dia 27 de janeiro.

No Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), o debate vai focar-se nas ferramentas e sistemas para os profissionais de saúde, um dos quatro pilares da transição digital na Saúde, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Depois de três edições, em Lisboa, no Porto e em Évora, para debater temas relevantes sobre o Cidadão, os Dados e as Infraestruturas, é a agora a vez de Coimbra acolher a sessão centrada nos sistemas dirigidos aos profissionais de saúde. Só no Serviço Nacional de Saúde são mais de 150 mil profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, e muitos outros.

No âmbito destes quatro pilares, inseridos no PRR, cabe à SPMS a execução de 116 projetos que vão elevar ganhos em saúde, facilitar o acesso aos dados, melhorar a experiência do cidadão e tornar os ambientes de trabalho mais agradáveis e dotados de melhores condições. Na quarta e última eHealth Sessions, alguns dos principais projetos dirigidos aos profissionais de saúde merecem destaque e uma análise mais aprofundada.

Colocar a tecnologia ao serviço da saúde

A “eHealth Sessions 4” vai refletir sobre as oportunidades da transição digital para os Cuidados de Saúde Primários, bem como as melhorias das ferramentas para os profissionais dos hospitais, que visam auxiliar na prestação de cuidados ao cidadão.

Luís Goes Pinheiro, presidente do Conselho de Administração da SPMS, e Carlos Gregório dos Santos, presidente do Conselho de Administração do CHUC, dão o mote de entrada para este evento, que conta com dois momentos de debate moderados pela jornalista Ana Peneda Moreira.

Para falar sobre “Uma Oportunidade para os Cuidados de Saúde Primários”, Joana Vilas Boas, coordenadora da Unidade de Sistemas de Cuidados de Saúde da SPMS, José Luís Biscaia, diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego e André Rosa Biscaia, presidente da Direção da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar, compõem o painel de debate. 

Segue-se a análise de “Mais e Melhores ferramentas para os profissionais dos hospitais”, com Maria João Baptista, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João, Tiago Gonçalves, vogal do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, e Rui Santos, coordenador da Unidade de Sistemas de Cuidados de Saúde da SPMS.

O encerramento desta iniciativa é assegurado pelo presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, e pelo presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo.

Já se inscreveu? Ainda pode garantir o seu lugar na “eHealth Sessions 4”, já no dia 27 de janeiro, em: https://bit.ly/3XrAJQO.

eHealth Sessions 4_noticia

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.