Notícias

Sistemas de informação e ferramentas para os profissionais de saúde em debate na “eHealth Sessions 4” | Inscrições Abertas

23 Janeiro, 2023

“Como podem os sistemas de informação apoiar e potenciar o acesso aos Cuidados de Saúde Primários”, e “De que forma podem potenciar o acesso aos hospitais, um ponto nevrálgico na entrada de utentes no sistema de saúde?” Estas são algumas das questões centrais em análise na quarta eHealth Sessions, já na próxima sexta-feira, dia 27 de janeiro.

No Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), o debate vai focar-se nas ferramentas e sistemas para os profissionais de saúde, um dos quatro pilares da transição digital na Saúde, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Depois de três edições, em Lisboa, no Porto e em Évora, para debater temas relevantes sobre o Cidadão, os Dados e as Infraestruturas, é a agora a vez de Coimbra acolher a sessão centrada nos sistemas dirigidos aos profissionais de saúde. Só no Serviço Nacional de Saúde são mais de 150 mil profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, e muitos outros.

No âmbito destes quatro pilares, inseridos no PRR, cabe à SPMS a execução de 116 projetos que vão elevar ganhos em saúde, facilitar o acesso aos dados, melhorar a experiência do cidadão e tornar os ambientes de trabalho mais agradáveis e dotados de melhores condições. Na quarta e última eHealth Sessions, alguns dos principais projetos dirigidos aos profissionais de saúde merecem destaque e uma análise mais aprofundada.

Colocar a tecnologia ao serviço da saúde

A “eHealth Sessions 4” vai refletir sobre as oportunidades da transição digital para os Cuidados de Saúde Primários, bem como as melhorias das ferramentas para os profissionais dos hospitais, que visam auxiliar na prestação de cuidados ao cidadão.

Luís Goes Pinheiro, presidente do Conselho de Administração da SPMS, e Carlos Gregório dos Santos, presidente do Conselho de Administração do CHUC, dão o mote de entrada para este evento, que conta com dois momentos de debate moderados pela jornalista Ana Peneda Moreira.

Para falar sobre “Uma Oportunidade para os Cuidados de Saúde Primários”, Joana Vilas Boas, coordenadora da Unidade de Sistemas de Cuidados de Saúde da SPMS, José Luís Biscaia, diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego e André Rosa Biscaia, presidente da Direção da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar, compõem o painel de debate. 

Segue-se a análise de “Mais e Melhores ferramentas para os profissionais dos hospitais”, com Maria João Baptista, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João, Tiago Gonçalves, vogal do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, e Rui Santos, coordenador da Unidade de Sistemas de Cuidados de Saúde da SPMS.

O encerramento desta iniciativa é assegurado pelo presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, e pelo presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo.

Já se inscreveu? Ainda pode garantir o seu lugar na “eHealth Sessions 4”, já no dia 27 de janeiro, em: https://bit.ly/3XrAJQO.

eHealth Sessions 4_noticia

Projetos da SPMS em debate no INCoDe.2030 em Aveiro

26 Janeiro, 2023

Os quatro grandes pilares da transição digital da Saúde estiveram no centro da apresentação de Nilton Nascimento, diretor do Centro de Controlo e Monitorização do SNS (CCMSNS), no âmbito do Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital, iniciativa que percorrido o país. A SPMS tem vindo a participar e a acompanhar esta iniciativa que hoje, dia 26 […]

“Building The Future” conta com a SPMS

26 Janeiro, 2023

A SPMS moderou um dos debates do “Building The Future”, que decorreu no dia 25 de janeiro. O principal evento português de transformação digital reuniu especialistas de renome mundial, em Lisboa, para discutir as principais tendências da transformação digital e partilhar a sua visão do futuro. No primeiro dia, o tema principal centrou-se nas indústrias, […]

Debate | “Uso massivo da tecnologia é o grande legado da pandemia”

20 Janeiro, 2023

“Estamos hoje, e isso é absolutamente indiscutível, francamente mais bem preparados para lidar com uma pandemia do que estávamos há três anos. Agora a verdade é que também todos esperamos que não seja uma realidade muito próxima”, salientou Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS, no debate promovido pela SIC Notícias, tendo por base um recente estudo realizado em exclusivo pelo Jornal Expresso sobre a pandemia.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.