Notícias

Secretários de Estado visitam SNS 24 em dia que se assinalam 9 milhões de atendimentos

16 Dezembro, 2022

A secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, visitaram o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde I SNS 24, acompanhados pelo presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro.

Este ano, a Linha já atendeu mais de 9 milhões de chamadas, o maior número de sempre. “Esta capacidade pode e deve ser expandida”, realçou o secretário de Estado da Saúde, dando nota de que a taxa de resposta se situa nos 97%. Nos primeiros 15 dias de dezembro foram atendidas mais de 100 mil chamadas, um aumento de cerca de 18% em relação ao mesmo período de outubro.

Ricardo Mestre anunciou também a integração de novos serviços, a partir do final de janeiro, com respostas para as pessoas mais vulneráveis, nomeadamente através de uma linha de apoio médico e serviços de telessaúde para as residências de idosos.

“Primeiro, liguem para o SNS 24”

Os governantes observaram o funcionamento operacional de toda a Linha SNS 24, desde o atendimento geral aos diferentes serviços clínicos e não clínicos que integra e presta à população. Criadas em contexto de pandemia, a Linha de Aconselhamento Psicológico e a Plataforma de Atendimento por Videochamada para cidadãos surdos, feito por intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, mantêm-se como serviços fundamentais e a procura continua a aumentar.

No final, o apelo conjunto à população para que “todos antes de recorrerem a algum serviço, liguem para o SNS 24”, sobretudo antes de se dirigirem aos serviços de urgência ou aos centros de saúde.

“Vi a forma como estes profissionais estão aqui ao serviço de todos nós, disponíveis e capazes para nos orientar o melhor possível quando tivermos um problema de saúde e antes de nos dirigirmos a qualquer sítio, muito rapidamente e eficientemente podemos ser atendidos e encaminhados para o sítio mais adequado para o nosso problema”, declarou Margarida Tavares.”

“Ligue para 808 24 24 24”.

Temas

|

SPMS reforça cooperação em Saúde Digital com países da CPLP

17 Maio, 2024

A SPMS marcou presença no Seminário “Diálogos da Cooperação em Saúde na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP)”, a convite da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS). O evento, que decorreu no passado dia 15 de maio, concentrou-se nos desafios e oportunidades da digitalização do setor da saúde nos países integrantes da comunidade.

Aprovado novo regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde

13 Maio, 2024

O Parlamento Europeu aprovou, no dia 24 de abril, o novo regulamento que estabelece o Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), marcando um avanço significativo na revolução digital da saúde na União Europeia. Esta medida estratégica tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos aos seus dados de saúde eletrónicos em todos os países membros, ao mesmo tempo que promove a interoperabilidade entre os sistemas de saúde europeus.

Voltar
Voltar para o topo.