Notícias

Projetos da SPMS em análise na UNITE Global Summit 2022

6 Dezembro, 2022

Um futuro mais sustentável com a saúde digital e inovação como prioridade foi a temática central da sessão que contou com a participação do presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro. Integrada no UNITE Global Summit 2022, evento internacional, a sessão contou com personalidades de diferentes países que se reuniram na Assembleia da República para falar de saúde digital, nesta terça-feira, 6 de dezembro.

Luís Goes Pinheiro partiu do tema “Transformar a vontade política em soluções de saúde digital” para falar dos 116 projetos de transição digital na Saúde no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Projetos esses que são de curto, médio e longo prazo, como sublinhou, reforçando que a melhoria das infraestruturas é um dos projetos a curto prazo e a instalação de um Data Center no interior do país, uma das medidas a longo prazo.

Numa altura em que o mundo recupera de uma das maiores crises de saúde pública, o dirigente da SPMS destacou a aprendizagem com a pandemia como oportunidade, bem como as verbas do PRR, e os desafios dos tempos com a falta de profissionais e de materiais.

Os serviços do cidadão em torno da marca SNS 24 também estiveram na agenda, sendo o Registo de Saúde Eletrónico Único eleito como o grande objetivo de longo prazo, para que a troca de dados seja bastante eficaz. Luís Goes Pinheiro referiu ainda que o trabalho que está a ser feito pode beneficiar de intervenção legislativa, como aliás está a acontecer na Europa.

Sob o lema “from the pandemic to prosperity”, o UNITE Global Summit 2022 é apresentado como o fórum líder na construção e estabelecimento de parcerias entre parlamentares e líderes da comunidade da Saúde Global. Ao longo de três dias, especialistas reúnem-se com parlamentares e líderes para discutir temas prementes nesta área.

Esta iniciativa é promovida pela UNITE, uma rede global não partidária, de atuais e antigos membros do parlamento, empenhados na eliminação de doenças infeciosas como ameaça à saúde global e na promoção de políticas eficientes e sustentáveis para melhorar os sistemas globais de saúde em todo o mundo, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O evento termina amanhã, em Lisboa.

Temas

Projetos da SPMS em debate no INCoDe.2030 em Aveiro

26 Janeiro, 2023

Os quatro grandes pilares da transição digital da Saúde estiveram no centro da apresentação de Nilton Nascimento, diretor do Centro de Controlo e Monitorização do SNS (CCMSNS), no âmbito do Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital, iniciativa que percorrido o país. A SPMS tem vindo a participar e a acompanhar esta iniciativa que hoje, dia 26 […]

“Building The Future” conta com a SPMS

26 Janeiro, 2023

A SPMS moderou um dos debates do “Building The Future”, que decorreu no dia 25 de janeiro. O principal evento português de transformação digital reuniu especialistas de renome mundial, em Lisboa, para discutir as principais tendências da transformação digital e partilhar a sua visão do futuro. No primeiro dia, o tema principal centrou-se nas indústrias, […]

Sistemas de informação e ferramentas para os profissionais de saúde em debate na “eHealth Sessions 4” | Inscrições Abertas

23 Janeiro, 2023

“Como podem os sistemas de informação apoiar e potenciar o acesso aos Cuidados de Saúde Primários”, e “De que forma podem potenciar o acesso aos hospitais, um ponto nevrálgico na entrada de utentes no sistema de saúde?” Estas são algumas das questões centrais em análise na quarta eHealth Sessions, já na próxima sexta-feira, dia 27 […]

eHealth Sessions 4_noticia
Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.