Notícias

Projetos da SPMS em análise na UNITE Global Summit 2022

6 Dezembro, 2022

Um futuro mais sustentável com a saúde digital e inovação como prioridade foi a temática central da sessão que contou com a participação do presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro. Integrada no UNITE Global Summit 2022, evento internacional, a sessão contou com personalidades de diferentes países que se reuniram na Assembleia da República para falar de saúde digital, nesta terça-feira, 6 de dezembro.

Luís Goes Pinheiro partiu do tema “Transformar a vontade política em soluções de saúde digital” para falar dos 116 projetos de transição digital na Saúde no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Projetos esses que são de curto, médio e longo prazo, como sublinhou, reforçando que a melhoria das infraestruturas é um dos projetos a curto prazo e a instalação de um Data Center no interior do país, uma das medidas a longo prazo.

Numa altura em que o mundo recupera de uma das maiores crises de saúde pública, o dirigente da SPMS destacou a aprendizagem com a pandemia como oportunidade, bem como as verbas do PRR, e os desafios dos tempos com a falta de profissionais e de materiais.

Os serviços do cidadão em torno da marca SNS 24 também estiveram na agenda, sendo o Registo de Saúde Eletrónico Único eleito como o grande objetivo de longo prazo, para que a troca de dados seja bastante eficaz. Luís Goes Pinheiro referiu ainda que o trabalho que está a ser feito pode beneficiar de intervenção legislativa, como aliás está a acontecer na Europa.

Sob o lema “from the pandemic to prosperity”, o UNITE Global Summit 2022 é apresentado como o fórum líder na construção e estabelecimento de parcerias entre parlamentares e líderes da comunidade da Saúde Global. Ao longo de três dias, especialistas reúnem-se com parlamentares e líderes para discutir temas prementes nesta área.

Esta iniciativa é promovida pela UNITE, uma rede global não partidária, de atuais e antigos membros do parlamento, empenhados na eliminação de doenças infeciosas como ameaça à saúde global e na promoção de políticas eficientes e sustentáveis para melhorar os sistemas globais de saúde em todo o mundo, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O evento termina amanhã, em Lisboa.

Temas

|

SPMS recebe prémio internacional para melhor campanha de marketing

13 Junho, 2024

“Foi com grande satisfação que vimos este reconhecimento internacional, que é um incentivo a continuar o trabalho em prol do aumento da literacia em saúde dos cidadãos, com verdade, autenticidade e proximidade”, realçou Sandra Cardoso, diretora de Comunicação e Relações Públicas da SPMS, ao receber o prémio pela Campanha “Ligue Antes, Salve Vidas”, ontem, 12 […]

Ministra da Saúde visita SNS 24 e destaca humanismo do serviço SNS Grávida

4 Junho, 2024

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, visitou as instalações do SNS 24, em Lisboa, acompanhada pela presidente da SPMS, Sandra Cavaca, nesta terça-feira, dia 4 de junho. O vogal executivo, Nuno Costa, e o diretor do Centro Nacional de Telessaúde I SNS 24, João Oliveira, estiveram presentes na visita. A governante observou o funcionamento […]

16 mil novos computadores entregues nos Cuidados de Saúde Primários

4 Junho, 2024

A distribuição de cerca de 16 mil computadores para os Cuidados de Saúde Primários foi concluída nas Unidades Locais de Saúde (ULS) do país. Trata-se de um investimento superior a 10 milhões de euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O parque informático dos Cuidados de Saúde Primários foi renovado com equipamentos […]

Voltar
Voltar para o topo.