Notícias

Projetos da SPMS em análise na UNITE Global Summit 2022

6 Dezembro, 2022

Um futuro mais sustentável com a saúde digital e inovação como prioridade foi a temática central da sessão que contou com a participação do presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro. Integrada no UNITE Global Summit 2022, evento internacional, a sessão contou com personalidades de diferentes países que se reuniram na Assembleia da República para falar de saúde digital, nesta terça-feira, 6 de dezembro.

Luís Goes Pinheiro partiu do tema “Transformar a vontade política em soluções de saúde digital” para falar dos 116 projetos de transição digital na Saúde no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Projetos esses que são de curto, médio e longo prazo, como sublinhou, reforçando que a melhoria das infraestruturas é um dos projetos a curto prazo e a instalação de um Data Center no interior do país, uma das medidas a longo prazo.

Numa altura em que o mundo recupera de uma das maiores crises de saúde pública, o dirigente da SPMS destacou a aprendizagem com a pandemia como oportunidade, bem como as verbas do PRR, e os desafios dos tempos com a falta de profissionais e de materiais.

Os serviços do cidadão em torno da marca SNS 24 também estiveram na agenda, sendo o Registo de Saúde Eletrónico Único eleito como o grande objetivo de longo prazo, para que a troca de dados seja bastante eficaz. Luís Goes Pinheiro referiu ainda que o trabalho que está a ser feito pode beneficiar de intervenção legislativa, como aliás está a acontecer na Europa.

Sob o lema “from the pandemic to prosperity”, o UNITE Global Summit 2022 é apresentado como o fórum líder na construção e estabelecimento de parcerias entre parlamentares e líderes da comunidade da Saúde Global. Ao longo de três dias, especialistas reúnem-se com parlamentares e líderes para discutir temas prementes nesta área.

Esta iniciativa é promovida pela UNITE, uma rede global não partidária, de atuais e antigos membros do parlamento, empenhados na eliminação de doenças infeciosas como ameaça à saúde global e na promoção de políticas eficientes e sustentáveis para melhorar os sistemas globais de saúde em todo o mundo, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O evento termina amanhã, em Lisboa.

Temas

|

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.