Notícias

Novos Balcões SNS 24 no concelho de Mourão com médica para teleconsultas

14 Dezembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, inaugurou os dois primeiros Balcões SNS 24 no concelho de Mourão, na região do Alentejo, nesta quarta-feira, dia 14 de dezembro.

A abertura de balcões nas Juntas de Freguesia da Luz e da Granja vai permitir às populações destes locais aceder facilmente aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde. “Foi exatamente para isto que os balcões foram criados, para servir pessoas que dele precisam, que estão mais longe dos grandes centros”, salientou o dirigente da SPMS durante a visita aos novos balcões.

O modelo implementado pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo apresenta uma mais-valia, já que estes dois balcões contam com uma médica para a realização de teleconsultas. Ter um profissional de saúde dedicado à telessaúde é um aspeto diferenciador neste serviço prestado através do Balcão SNS 24.

“É uma solução que nos deve fazer refletir para replicação em outros locais do Alentejo e do país, sobretudo nas regiões de baixa densidade”, sublinhou Luís Goes Pinheiro ao testemunhar a realização de uma teleconsulta e as vantagens acrescidas da especificidade deste modelo da ARS do Alentejo, que terá impactos significativamente positivos na vida dos utentes.

Com o apoio de mediadores digitais, qualquer pessoa pode aceder aos vários serviços digitais disponibilizados pelo SNS, de forma segura, eficiente e com qualidade, através de duas modalidades, quer pelo acesso facilitado, quer pelo acesso mediado, possibilitando, por exemplo, marcar consultas, renovar medicação crónica, consultar exames, entre outros.

O agradecimento à SPMS pelas soluções tecnológicas desenvolvidas, sem as quais não era possível, nomeadamente o acesso remoto à prestação de cuidados de saúde, chegou pela presidente da ARS do Alentejo, Maria Filomena Mendes, durante a cerimónia de Assinatura de Termos de Adesão, que contou também com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Mourão, João Fortes, e do presidente da SPMS. A cerimónia decorreu nas instalações da Câmara Municipal de Mourão, após a visita aos dois novos balcões.

O projeto Balcão SNS 24 facilita o acesso aos serviços digitais do SNS,  principalmente a quem vive em locais mais isolados, com reduzida literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos, a internet, ou sem as condições necessárias para aceder remotamente aos serviços do SNS.

É um legado da pandemia, que promove a inclusão digital e social, resultante da parceria entre a SPMS, as Administrações Regionais de Saúde, os agrupamentos de centros de saúde, os municípios e as juntas de freguesia. São já 316 Balcões SNS 24 a funcionar em todo o país.

Temas

|

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.