Notícias

Novos Balcões SNS 24 no concelho de Mourão com médica para teleconsultas

14 Dezembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, inaugurou os dois primeiros Balcões SNS 24 no concelho de Mourão, na região do Alentejo, nesta quarta-feira, dia 14 de dezembro.

A abertura de balcões nas Juntas de Freguesia da Luz e da Granja vai permitir às populações destes locais aceder facilmente aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde. “Foi exatamente para isto que os balcões foram criados, para servir pessoas que dele precisam, que estão mais longe dos grandes centros”, salientou o dirigente da SPMS durante a visita aos novos balcões.

O modelo implementado pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo apresenta uma mais-valia, já que estes dois balcões contam com uma médica para a realização de teleconsultas. Ter um profissional de saúde dedicado à telessaúde é um aspeto diferenciador neste serviço prestado através do Balcão SNS 24.

“É uma solução que nos deve fazer refletir para replicação em outros locais do Alentejo e do país, sobretudo nas regiões de baixa densidade”, sublinhou Luís Goes Pinheiro ao testemunhar a realização de uma teleconsulta e as vantagens acrescidas da especificidade deste modelo da ARS do Alentejo, que terá impactos significativamente positivos na vida dos utentes.

Com o apoio de mediadores digitais, qualquer pessoa pode aceder aos vários serviços digitais disponibilizados pelo SNS, de forma segura, eficiente e com qualidade, através de duas modalidades, quer pelo acesso facilitado, quer pelo acesso mediado, possibilitando, por exemplo, marcar consultas, renovar medicação crónica, consultar exames, entre outros.

O agradecimento à SPMS pelas soluções tecnológicas desenvolvidas, sem as quais não era possível, nomeadamente o acesso remoto à prestação de cuidados de saúde, chegou pela presidente da ARS do Alentejo, Maria Filomena Mendes, durante a cerimónia de Assinatura de Termos de Adesão, que contou também com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Mourão, João Fortes, e do presidente da SPMS. A cerimónia decorreu nas instalações da Câmara Municipal de Mourão, após a visita aos dois novos balcões.

O projeto Balcão SNS 24 facilita o acesso aos serviços digitais do SNS,  principalmente a quem vive em locais mais isolados, com reduzida literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos, a internet, ou sem as condições necessárias para aceder remotamente aos serviços do SNS.

É um legado da pandemia, que promove a inclusão digital e social, resultante da parceria entre a SPMS, as Administrações Regionais de Saúde, os agrupamentos de centros de saúde, os municípios e as juntas de freguesia. São já 316 Balcões SNS 24 a funcionar em todo o país.

Temas

|

Centro de Controlo e Monitorização do SNS celebra 13 anos

3 Fevereiro, 2023

O Centro de Controlo e Monitorização do Serviço Nacional de Saúde (CCMSNS) assinala 13 anos de atividade, nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro. Sob gestão da SPMS desde 2018, o CCMSNS é estratégico para a melhoria da eficiência do SNS, para gerir a despesa pública com cuidados de saúde e na proteção de dados sensíveis dos utentes. […]

Vacina Covid-19 | Mais de 78 milhões de mensagens enviadas em 2 anos

30 Janeiro, 2023

A primeira convocatória para a vacina contra a Covid-19, através de mensagens (SMS) do número 2424, foi enviada no dia 29 de janeiro de 2021. Nestes dois anos, mais de 78 milhões de SMS, exclusivamente de agendamento, foram enviadas para os utentes elegíveis para vacinação em cada fase do processo.

banner termos e condiçoes app sns 24
Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.