Notícias

Balcões SNS 24 | Mais de 300 a funcionar no país com inaugurações em Santarém

13 Dezembro, 2022

A 5ª edição do Roteiro INCoDe.2030 foi palco da cerimónia de formalização do protocolo, no âmbito do Balcão SNS 24, entre a SPMS, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), os agrupamentos de centros de Saúde (ACES) da Lezíria e as juntas de freguesia do município de Santarém.

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, evidenciou algumas das vantagens deste projeto que reforça a proximidade do Serviço Nacional de Saúde aos cidadãos, na cerimónia que decorreu hoje, dia 13 de dezembro, na Escola Superior de Saúde, em Santarém. 

Estiveram presentes vários representantes e dirigentes das entidades envolvidas neste protocolo, o qual vai permitir a instalação de 14 Balcões SNS 24. O momento foi assinalado pela presença da secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares.

Mais de 300 Balcões SNS 24 em Portugal

“Os Balcões são um dos eixos fundamentais do SNS 24”, ideia que tem sido destacada nas intervenções do presidente da SPMS, e comprovada pelas centenas de pessoas que recorrem aos balcões, acedendo facilmente a vários serviços digitais do SNS.

A criação de condições de maior proximidade e redução de barreiras em lidar com os meios tecnológicos, ou mesmo pela sua inexistência, permitem, por exemplo, realizar uma teleconsulta, agendar consultas ou renovar receitas próximo de casa.

Com a assinatura deste protocolo em Santarém foi ultrapassada a barreira dos 300 Balcões SNS 24 e, neste momento, são já 314 distribuídos por Portugal, com o objetivo de prestar apoio assistido às pessoas, principalmente a quem tem pouca literacia digital.

O projeto arrancou em plena pandemia, em dezembro de 2020 e, desde então, a abertura de balcões tem vindo a aumentar em juntas de freguesia, espaços do cidadão, estabelecimentos residenciais e estabelecimentos prisionais. Uma das mais-valias passa pela promoção da inclusão digital e social com foco em todos os cidadãos, priorizando a eficiência, a qualidade e a proximidade na prestação de serviços digitais do SNS. Até ao final do ano estão previstas mais inaugurações de Balcões SNS 24.

Temas

|

ULS Alentejo Central recebe primeiros computadores no âmbito do PRR 

22 Março, 2024

Foram entregues esta sexta-feira, 22 de março, os primeiros de cerca de 720 computadores, dos quais 491 desktops e 229 portáteis, destinados à modernização dos postos de trabalho dos cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).  O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, assinalou a ocasião com a entrega […]

SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços

22 Março, 2024

No dia em que assinala o seu 14.º aniversário, a SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços, com os 40 mais impactantes. Digital e acessível através do site, este catálogo é estratégico e essencial para divulgar a oferta de produtos e serviços da SPMS, promover a imagem da organização e reforçar a marca e […]

Catálogo de Produtos e Serviços SPMS

SPMS distinguida na HIMSS24

21 Março, 2024

A SPMS participou na conferência HIMSS24 Global Health, que decorreu em Orlando, nos Estados Unidos da América, entre os dias 11 e 15 de março. No âmbito da representação portuguesa, Cátia Sousa Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais da SPMS, foi distinguida com o prémio HIMSS Policy Influencer Award 2024, […]

Voltar
Voltar para o topo.