Notícias

Balcões SNS 24 | Mais de 300 a funcionar no país com inaugurações em Santarém

13 Dezembro, 2022

A 5ª edição do Roteiro INCoDe.2030 foi palco da cerimónia de formalização do protocolo, no âmbito do Balcão SNS 24, entre a SPMS, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), os agrupamentos de centros de Saúde (ACES) da Lezíria e as juntas de freguesia do município de Santarém.

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, evidenciou algumas das vantagens deste projeto que reforça a proximidade do Serviço Nacional de Saúde aos cidadãos, na cerimónia que decorreu hoje, dia 13 de dezembro, na Escola Superior de Saúde, em Santarém. 

Estiveram presentes vários representantes e dirigentes das entidades envolvidas neste protocolo, o qual vai permitir a instalação de 14 Balcões SNS 24. O momento foi assinalado pela presença da secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares.

Mais de 300 Balcões SNS 24 em Portugal

“Os Balcões são um dos eixos fundamentais do SNS 24”, ideia que tem sido destacada nas intervenções do presidente da SPMS, e comprovada pelas centenas de pessoas que recorrem aos balcões, acedendo facilmente a vários serviços digitais do SNS.

A criação de condições de maior proximidade e redução de barreiras em lidar com os meios tecnológicos, ou mesmo pela sua inexistência, permitem, por exemplo, realizar uma teleconsulta, agendar consultas ou renovar receitas próximo de casa.

Com a assinatura deste protocolo em Santarém foi ultrapassada a barreira dos 300 Balcões SNS 24 e, neste momento, são já 314 distribuídos por Portugal, com o objetivo de prestar apoio assistido às pessoas, principalmente a quem tem pouca literacia digital.

O projeto arrancou em plena pandemia, em dezembro de 2020 e, desde então, a abertura de balcões tem vindo a aumentar em juntas de freguesia, espaços do cidadão, estabelecimentos residenciais e estabelecimentos prisionais. Uma das mais-valias passa pela promoção da inclusão digital e social com foco em todos os cidadãos, priorizando a eficiência, a qualidade e a proximidade na prestação de serviços digitais do SNS. Até ao final do ano estão previstas mais inaugurações de Balcões SNS 24.

Temas

|

Centro de Controlo e Monitorização do SNS celebra 13 anos

3 Fevereiro, 2023

O Centro de Controlo e Monitorização do Serviço Nacional de Saúde (CCMSNS) assinala 13 anos de atividade, nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro. Sob gestão da SPMS desde 2018, o CCMSNS é estratégico para a melhoria da eficiência do SNS, para gerir a despesa pública com cuidados de saúde e na proteção de dados sensíveis dos utentes. […]

Vacina Covid-19 | Mais de 78 milhões de mensagens enviadas em 2 anos

30 Janeiro, 2023

A primeira convocatória para a vacina contra a Covid-19, através de mensagens (SMS) do número 2424, foi enviada no dia 29 de janeiro de 2021. Nestes dois anos, mais de 78 milhões de SMS, exclusivamente de agendamento, foram enviadas para os utentes elegíveis para vacinação em cada fase do processo.

banner termos e condiçoes app sns 24
Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.