Notícias

2022 é ano histórico para o SNS 24

30 Dezembro, 2022

2022 representa o ano com o maior número de atendimentos de sempre da Linha SNS 24, superando mais de 9 milhões de chamadas. A app registou até à data mais de 8 milhões de downloads e o Portal SNS 24 contou, só este ano, com mais de 27 milhões de utilizadores.

Janeiro foi o mês com mais atendimentos do ano, perto de 3.3 milhões, seguindo-se os meses de maio, com mais de 1.4 milhões, e fevereiro mais de 1.1 milhões. Em 2021, a Linha tinha superado os 6 milhões e, em 2020, os 4 milhões de chamadas atendidas.

Ainda a nível telefónico, a Linha de Aconselhamento Psicológico, uma resposta de proximidade em saúde mental, prestou apoio a mais de 191 mil pessoas. Só este ano ultrapassou as 64 mil chamadas. Desde abril, este serviço é também disponibilizado em língua inglesa.

SNS 24, um acesso omnicanal

Mais do que uma linha telefónica, o SNS 24 é hoje um serviço omnicanal, que permite o acesso a um conjunto de serviços digitais e de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde, assegurando equidade, transparência e simplicidade no acesso. Ao longo de 2022 foram implementadas diversas atualizações e disponibilizados novos serviços.

No digital, a app SNS 24 foi uma das mais procuradas no nosso país, na categoria Saúde. Consultar resultados de exames, o boletim de vacinas, ver a agenda de saúde com os próximos eventos, por exemplo, consultas, cirurgias, exames, realizar uma teleconsulta previamente marcada, ou consultar baixas médicas, são apenas alguns dos vários serviços disponíveis.

O novo Portal SNS 24, lançado em outubro, é outro bom exemplo de serviços digitais. Mais inovador e acessível, apresenta um menu mais intuitivo, disponibilizando diversos serviços do SNS e conteúdos diferenciados sobre saúde pública.

Já os Balcões SNS 24 facilitam o acesso a quem precisa recorrer remotamente aos serviços do SNS e à realização de teleconsultas. Há 318, dos quais 195 abriram este ano em juntas de freguesia, estabelecimentos residenciais e prisionais.

Em 2023, o compromisso é o de continuar a disponibilizar mais e melhores serviços de saúde, por via telefónica, presencial ou digital, para servir cada vez melhor os portugueses e residentes no nosso país.

Temas

|

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Linha SNS 24: Estudo sobre o impacto no acesso à prestação de cuidados de saúde

9 Abril, 2024

Durante a pandemia da COVID-19, a Linha SNS 24 deu resposta a um aumento significativo de chamadas e procura pelos serviços de triagem clínica e encaminhamento dos utentes para unidades de saúde adequadas. Neste contexto, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) realizou uma análise à eficiência dos encaminhamentos realizados e à articulação da Linha com […]

Voltar
Voltar para o topo.