Notícias

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

“Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida. “É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”, observou, depois de dar as boas-vindas a todos os participantes da eHealth Sessions 2.

Seguiu-se a intervenção de Armindo Monteiro, vice-presidente da Confederação Empresarial de Portugal, destacando o trabalho da SPMS que “percebeu que a digitalização não é informatização”. O esforço incalculável e determinante da SPMS durante a pandemia foi realçado por Fernando Almeida, presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, e “a quem o país muito deverá agradecer”. Já Victor Herdeiro, presidente do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema da Saúde, destacou a satisfação de estar no evento e o trabalho em conjunto com a SPMS para “construir soluções”.

A transformação digital ao serviço da saúde das pessoas foi o mote da intervenção de Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde, que iniciou a temática relativa ao Registo de Saúde Eletrónico Único (RSE), que antecedeu o primeiro painel temático do dia com as visões de Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, Rita Veloso, vogal executiva do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto, e Sara Fernandes, coordenadora da Unidade do Plano de Recuperação e Resiliência da SPMS, sobre o RSE.

Os trabalhos da manhã encerraram com uma apresentação de Guillaume Byk, responsável Legislativo da Comissão europeia, DG Sante, Unidade de Saúde Digital e Redes Europeias de Referência, sobre “Dados em Saúde no Espaço Europeu”.

À tarde, o debate continua com “Data Lake em Saúde” e “Inteligência Artificial”, podendo assistir presencialmente ou via online.

SPMS em foco na eHealth Network pelos avanços em saúde digital

18 Março, 2024

A SPMS apresentou o modelo de trabalho para a cooperação em Saúde Digital Global, na última reunião da eHealth Network (eHN) Coordinated Actions, que decorreu no dia 6 de março. Reconhecida como uma referência pelos resultados alcançados, a SPMS falou sobre o seu novo Núcleo de Saúde Digital para a cooperação internacional. Em representação da […]

“Na SPMS, temos mais mulheres do que homens”

8 Março, 2024

“Direitos das Mulheres e os Desafios das Tecnologias: Os próximos 50 anos de Democracia” foi o mote da conversa que juntou dirigentes de várias entidades. Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração da SPMS foi uma das convidadas desta conversa moderada por Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, que decorreu […]

Voltar
Voltar para o topo.