Notícias

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “tem de ser muito bem utilizado” para permitir o “salto tecnológico” do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto.

O diretor executivo do SNS acredita que “a SPMS está a fazer esse trabalho”. Acredito que vamos, ao fim de três a quatro anos, conseguir mudar, conseguir dar este salto qualitativo em termos de sistema de informação e, com ele, o salto qualitativo do ponto de vista do funcionamento do SNS”. Fernando Araújo salientou, ainda, que é preciso maior integração, transparência, escrutínio e de envolver, nas estratégias a adotar, “todos os parceiros e profissionais de saúde”.  

Ainda na sessão de encerramento, e antecedendo a intervenção do diretor executivo do SNS, o presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, Carlos Nunes, felicitou a SPMS pela iniciativa, destacando a importância da reflexão e do debate sobre os dados no setor da Saúde, “para que daqui saia maior conhecimento e reforço na “alavancagem sobre a evolução da transição digital.”

Já o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, enalteceu “a discussão riquíssima” graças aos contributos de peritos de áreas dos setores público, privado e social em “temas tão importantes como aqueles que foram discutidos hoje. É absolutamente fundamental este diálogo”, referindo- se aos debates que passaram pelo Registo de Saúde Eletrónico Único, a criação de um Data Lake em Saúde e as ferramentas da Inteligência Artificial.

 “Há uma conclusão que parece absolutamente evidente: sozinhos ninguém vai conseguir nada, ou pelo menos não vai conseguir fazer tanto”, observou, acreditando que “conseguiremos num futuro relativamente próximo construir, definir e assumir os standards necessários para interoperar os dados dos utentes, para que eles possam ser melhor servidos em qualquer ponto do sistema nacional de saúde, seja público, privado ou social.”

Em janeiro, mais debates enriquecedores e relevantes para a Saúde chegam com a terceira eHealth Sessions.

Assista à eHealth Sessions 2.

SPMS em foco na eHealth Network pelos avanços em saúde digital

18 Março, 2024

A SPMS apresentou o modelo de trabalho para a cooperação em Saúde Digital Global, na última reunião da eHealth Network (eHN) Coordinated Actions, que decorreu no dia 6 de março. Reconhecida como uma referência pelos resultados alcançados, a SPMS falou sobre o seu novo Núcleo de Saúde Digital para a cooperação internacional. Em representação da […]

“Na SPMS, temos mais mulheres do que homens”

8 Março, 2024

“Direitos das Mulheres e os Desafios das Tecnologias: Os próximos 50 anos de Democracia” foi o mote da conversa que juntou dirigentes de várias entidades. Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração da SPMS foi uma das convidadas desta conversa moderada por Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, que decorreu […]

Voltar
Voltar para o topo.