Notícias

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “tem de ser muito bem utilizado” para permitir o “salto tecnológico” do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto.

O diretor executivo do SNS acredita que “a SPMS está a fazer esse trabalho”. Acredito que vamos, ao fim de três a quatro anos, conseguir mudar, conseguir dar este salto qualitativo em termos de sistema de informação e, com ele, o salto qualitativo do ponto de vista do funcionamento do SNS”. Fernando Araújo salientou, ainda, que é preciso maior integração, transparência, escrutínio e de envolver, nas estratégias a adotar, “todos os parceiros e profissionais de saúde”.  

Ainda na sessão de encerramento, e antecedendo a intervenção do diretor executivo do SNS, o presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, Carlos Nunes, felicitou a SPMS pela iniciativa, destacando a importância da reflexão e do debate sobre os dados no setor da Saúde, “para que daqui saia maior conhecimento e reforço na “alavancagem sobre a evolução da transição digital.”

Já o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, enalteceu “a discussão riquíssima” graças aos contributos de peritos de áreas dos setores público, privado e social em “temas tão importantes como aqueles que foram discutidos hoje. É absolutamente fundamental este diálogo”, referindo- se aos debates que passaram pelo Registo de Saúde Eletrónico Único, a criação de um Data Lake em Saúde e as ferramentas da Inteligência Artificial.

 “Há uma conclusão que parece absolutamente evidente: sozinhos ninguém vai conseguir nada, ou pelo menos não vai conseguir fazer tanto”, observou, acreditando que “conseguiremos num futuro relativamente próximo construir, definir e assumir os standards necessários para interoperar os dados dos utentes, para que eles possam ser melhor servidos em qualquer ponto do sistema nacional de saúde, seja público, privado ou social.”

Em janeiro, mais debates enriquecedores e relevantes para a Saúde chegam com a terceira eHealth Sessions.

Assista à eHealth Sessions 2.

https://www.youtube.com/playlist?list=PL7GogCJOaOnXYAIrBU4WIev9xp6ZbOhjm

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.