Notícias

SPMS no debate “ULS um modelo ganhador?” do 5º Meetup & Digital Health Innovation

1 Outubro, 2022

O Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto acolheu o 5º Meetup & Digital Health Innovation, que lançou o mote “ULS um modelo ganhador?”  para debate na manhã de 30 de setembro. Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS, participou no painel organizado por António Taveira Gomes, presidente da Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

Convidados também para o debate, Victor Herdeiro, presidente da ACSS, Xavier Barreto, presidente da Associação dos Administradores Hospitalares, e Ema Paulino, presidente da Associação Nacional de Farmácias, apresentaram as diferentes perspetivas sobre este modelo.

“A ULS Matosinhos funciona especialmente bem”, considerou o dirigente da SPMS, opinião partilhada pelo painel, relativamente à mais antiga unidade local de saúde do país. Um dos aspetos diferenciadores, e salientado por Goes Pinheiro, deve-se à integração dos vários centros de saúde, que compõem a ULS Matosinhos, numa mesma unidade de direção, ser seguida também ao nível dos sistemas de informação.

A tecnologia como facilitador da visão dos vários níveis de cuidados

Para o dirigente da SPMS, a grande vantagem que as unidades locais de saúde têm é que “impõem um modelo em que a visão sobre a prestação de cuidados é muito mais global, mais centrada no utente, porque o utente não se esgota apenas nos cuidados hospitalares, nos cuidados primários e tem muito daquilo que se passa na comunidade”, acrescentando ainda que “quanto mais abrangentes são os dados que temos para tratar, maior é a probabilidade de chegarmos a conclusões certas.” .

A sessão contou ainda com o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Altamiro Costa, e moderação de Paulo Nunes de Abreu, fundador da Digital Health Portugal.

Temas

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.