Notícias

SPMS no debate “ULS um modelo ganhador?” do 5º Meetup & Digital Health Innovation

1 Outubro, 2022

O Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto acolheu o 5º Meetup & Digital Health Innovation, que lançou o mote “ULS um modelo ganhador?”  para debate na manhã de 30 de setembro. Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS, participou no painel organizado por António Taveira Gomes, presidente da Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

Convidados também para o debate, Victor Herdeiro, presidente da ACSS, Xavier Barreto, presidente da Associação dos Administradores Hospitalares, e Ema Paulino, presidente da Associação Nacional de Farmácias, apresentaram as diferentes perspetivas sobre este modelo.

“A ULS Matosinhos funciona especialmente bem”, considerou o dirigente da SPMS, opinião partilhada pelo painel, relativamente à mais antiga unidade local de saúde do país. Um dos aspetos diferenciadores, e salientado por Goes Pinheiro, deve-se à integração dos vários centros de saúde, que compõem a ULS Matosinhos, numa mesma unidade de direção, ser seguida também ao nível dos sistemas de informação.

A tecnologia como facilitador da visão dos vários níveis de cuidados

Para o dirigente da SPMS, a grande vantagem que as unidades locais de saúde têm é que “impõem um modelo em que a visão sobre a prestação de cuidados é muito mais global, mais centrada no utente, porque o utente não se esgota apenas nos cuidados hospitalares, nos cuidados primários e tem muito daquilo que se passa na comunidade”, acrescentando ainda que “quanto mais abrangentes são os dados que temos para tratar, maior é a probabilidade de chegarmos a conclusões certas.” .

A sessão contou ainda com o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Altamiro Costa, e moderação de Paulo Nunes de Abreu, fundador da Digital Health Portugal.

Temas

ULS Alentejo Central recebe primeiros computadores no âmbito do PRR 

22 Março, 2024

Foram entregues esta sexta-feira, 22 de março, os primeiros de cerca de 720 computadores, dos quais 491 desktops e 229 portáteis, destinados à modernização dos postos de trabalho dos cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).  O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, assinalou a ocasião com a entrega […]

SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços

22 Março, 2024

No dia em que assinala o seu 14.º aniversário, a SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços, com os 40 mais impactantes. Digital e acessível através do site, este catálogo é estratégico e essencial para divulgar a oferta de produtos e serviços da SPMS, promover a imagem da organização e reforçar a marca e […]

Catálogo de Produtos e Serviços SPMS

SPMS distinguida na HIMSS24

21 Março, 2024

A SPMS participou na conferência HIMSS24 Global Health, que decorreu em Orlando, nos Estados Unidos da América, entre os dias 11 e 15 de março. No âmbito da representação portuguesa, Cátia Sousa Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais da SPMS, foi distinguida com o prémio HIMSS Policy Influencer Award 2024, […]

Voltar
Voltar para o topo.