Notícias

SPMS no 13º Encontro Nacional das USF-AN

14 Outubro, 2022

“Processo Clínico Eletrónico Único” foi a temática central da sessão que contou com a participação do presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro. Integrada no 13º Encontro Nacional das USF – Uma Equipa de Saúde Familiar para Todos, a discussão sobre este tema relevante teve lugar esta sexta-feira, em Braga.

Moderada pelo médico de família, António Prelada, a sessão focou-se no novo ciclo para os Cuidados de Saúde Primários, onde o processo clínico eletrónico único foi eleito como a medida mais central e transformadora do primeiro de sete pilares.

Os resultados da edição deste ano do estudo sobre o Momento Atual da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal também foram apresentados durante esta sessão, que contou com o dirigente da SPMS e o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego, José Luís Biscaia.

Promovida pela Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN), a iniciativa prolonga-se até amanhã, dia 15 de outubro, em formato presencial. O Encontro Nacional das USF – AN é considerado uma oportunidade única de partilha de problemas, soluções e boas práticas nas unidades de Cuidados de Saúde Primários.

Temas

SPMS reforça cooperação em Saúde Digital com países da CPLP

17 Maio, 2024

A SPMS marcou presença no Seminário “Diálogos da Cooperação em Saúde na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP)”, a convite da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS). O evento, que decorreu no passado dia 15 de maio, concentrou-se nos desafios e oportunidades da digitalização do setor da saúde nos países integrantes da comunidade.

Aprovado novo regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde

13 Maio, 2024

O Parlamento Europeu aprovou, no dia 24 de abril, o novo regulamento que estabelece o Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), marcando um avanço significativo na revolução digital da saúde na União Europeia. Esta medida estratégica tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos aos seus dados de saúde eletrónicos em todos os países membros, ao mesmo tempo que promove a interoperabilidade entre os sistemas de saúde europeus.

Voltar
Voltar para o topo.