Notícias

Portugal coordena projeto europeu X-eHealth e promove evento em Lisboa

20 Outubro, 2022

Portugal, através da SPMS, EPE, tem sido responsável pela coordenação do X-eHealth, uma ação de colaboração entre 22 Estados-Membros da União Europeia (UE) que prevê a ampliação da troca de registos eletrónicos de saúde numa estrutura comum. No âmbito do encerramento do X-eHealth, irá realizar-se o evento “2nd X-eHealth Innovation Day”, no Centro Cultural de Belém, já no próximo dia 26 de outubro.

“2nd X-eHealth Innovation Day” conta com a participação de vários especialistas internacionais de saúde digital, desde representantes da Organização Mundial da Saúde, de ministérios europeus e da Comissão Europeia, como Robert Stegwee, presidente da CEN/TC 251 – órgão de tomada de decisão técnica do Comité Europeu de Padronização da União Europeia, ou Catherine Chronaki, secretária-geral da HL7 Europe. Representantes de instituições fundamentais para o desenvolvimento da saúde digital na Europa, designadamente da Nictiz, da ARIA SpA e da Oracle Health, e de outras organizações públicas parceiras do X-eHealth também participam neste evento.

Temáticas relevantes como o futuro da partilha de registos de saúde, a sustentabilidade dos serviços de saúde e o Espaço Europeu de Dados de Saúde serão debatidas ao longo do dia. Terá lugar, também, uma cerimónia de entrega de prémios, o X-eHealth Interoperability Award, que pretende distinguir os projetos mais inovadores na área da interoperabilidade de dados de saúde no ecossistema europeu.

O X-eHealth preparou soluções que vão abrir caminho à partilha digital de novos registos de saúde entre os vários membros da UE, nomeadamente resultados laboratoriais, imagiologia, notas de alta e doenças raras. Contribuir para que os registos de saúde de um cidadão possam ser acedidos rapidamente em qualquer Estado-Membro é o grande objetivo deste projeto.

Para dar continuidade à implementação transacional aos serviços resultantes do X-eHealth, a Comissão Europeia já anunciou um investimento de mais de 30 milhões de euros até 2026, cuja distribuição será feita a cada Estado-Membro e que, por sua vez, fará a sua própria implementação de recursos. Este investimento visa reforçar as condições técnicas na implementação das soluções criadas, bem como harmonizar o grau de maturidade digital entre os vários países.

Portugal, através da SPMS, encontra-se na vanguarda da Europa em matéria de saúde digital, já com vários serviços transfronteiriços em funcionamento com outros países da UE, entre os quais, o acesso ao Resumo de Saúde Eletrónico e a dispensa de medicamentos. Os resultados agora alcançados através do X-eHealth reforçam o posicionamento do país nesta área.

Mais informações aqui.

Temas

|

2nd X-eHealth Innovation Day Notícia SPMS

SPMS continua a reforçar a rede RISNextG

18 Setembro, 2025

A SPMS reafirma o compromisso com a modernização tecnológica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os avanços estruturais alcançados nos últimos anos. A implementação da Rede de Informação da Saúde Next Generation (RISNextG) representa um investimento de cerca de 24 milhões de euros, distribuídos ao longo de cinco anos, constituindo uma peça central na […]

Alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública visitam a SPMS

16 Setembro, 2025

A SPMS recebeu um grupo de cerca de 20 alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade NOVA de Lisboa, no dia 11 de setembro. A visita decorreu no âmbito da unidade curricular de Análise de Sistemas de Saúde. Na sessão de abertura, Nuno Costa, vogal executivo […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.