Notícias

Comitiva do Ministério da Saúde do Azerbaijão visita SPMS

27 Outubro, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva do Ministério da Saúde do Azerbaijão para uma visita técnica sobre sistemas de informação, designadamente sobre o sistema de resposta português a emergências de saúde pública. O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, deu as boas-vindas à comitiva de 14 peritos de saúde, esta manhã, dia 27 de outubro, na sede, em Lisboa.

A apresentação centrou-se no SINAVE – Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, que se destina à desmaterialização do processo de notificação de doenças de declaração obrigatória, no BI-SINAVE, no Sistema Vacinas, bem como no avanço da estrutura myHealth@EU (A Minha Saúde na UE), que disponibiliza vários serviços digitais de saúde, por exemplo, ao nível da dispensa e prescrição médica.

Assim, foi partilhado know how sobre boas práticas e o que de melhor se tem desenvolvido em matéria de sistemas de informação, soluções tecnológicas, com ganhos de eficiência e de qualidade da informação e, ainda, foi possível demonstrar o elevado nível de digitalização do Serviço Nacional de Saúde e preparação face a emergências de saúde pública.

Além da visita à SPMS, a comitiva teve oportunidade de contactar com especialistas de algumas das principais entidades e instituições de saúde nacionais, de forma a aprender com a experiência portuguesa, com o objetivo de robustecer o sistema de gestão de emergências de saúde pública do Azerbaijão.

Com o apoio do departamento da Organização Mundial de Saúde de Baku, e da Direção-Geral da Saúde, a visita a Portugal, que termina amanhã, veio reforçar a colaboração, na área da Saúde, entre os dois países.

Temas

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.