Notícias

Comitiva do Ministério da Saúde do Azerbaijão visita SPMS

27 Outubro, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva do Ministério da Saúde do Azerbaijão para uma visita técnica sobre sistemas de informação, designadamente sobre o sistema de resposta português a emergências de saúde pública. O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, deu as boas-vindas à comitiva de 14 peritos de saúde, esta manhã, dia 27 de outubro, na sede, em Lisboa.

A apresentação centrou-se no SINAVE – Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, que se destina à desmaterialização do processo de notificação de doenças de declaração obrigatória, no BI-SINAVE, no Sistema Vacinas, bem como no avanço da estrutura myHealth@EU (A Minha Saúde na UE), que disponibiliza vários serviços digitais de saúde, por exemplo, ao nível da dispensa e prescrição médica.

Assim, foi partilhado know how sobre boas práticas e o que de melhor se tem desenvolvido em matéria de sistemas de informação, soluções tecnológicas, com ganhos de eficiência e de qualidade da informação e, ainda, foi possível demonstrar o elevado nível de digitalização do Serviço Nacional de Saúde e preparação face a emergências de saúde pública.

Além da visita à SPMS, a comitiva teve oportunidade de contactar com especialistas de algumas das principais entidades e instituições de saúde nacionais, de forma a aprender com a experiência portuguesa, com o objetivo de robustecer o sistema de gestão de emergências de saúde pública do Azerbaijão.

Com o apoio do departamento da Organização Mundial de Saúde de Baku, e da Direção-Geral da Saúde, a visita a Portugal, que termina amanhã, veio reforçar a colaboração, na área da Saúde, entre os dois países.

Temas

SICC comemora 10 anos

12 Julho, 2024

O Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade e Gestão Financeira (SICC) celebra uma década a registar e a gerir centralmente a informação económica e financeira do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Atualmente, está implementado em 46 dos 51 organismos do SNS, e em duas entidades do Ministério da Saúde: a Direção Executiva e a própria SPMS.

SICC_notícia site SPMS

SPMS contribui para a primeira plataforma de inovação em saúde pública do país

9 Julho, 2024

“O compromisso para a inovação em saúde pública” foi o mote do painel que reuniu a presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, e dirigentes de diversas organizações e entidades, durante a apresentação pública do White Paper “Leading the Way to a Healthy Future” – Inovação ao serviço da Saúde Pública.

Voltar
Voltar para o topo.