Notícias

Balcão SNS 24  | Assinatura de Protocolo SPMS e AMA

26 Outubro, 2022

A sessão de encerramento da primeira eHealth Sessions foi marcada pelo protocolo entre a SPMS e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), no âmbito do projeto Balcão SNS 24 – Espaço Cidadão. O presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro, e o presidente do Conselho Diretivo da AMA, João Dias, formalizaram o protocolo no final da tarde desta terça-feira, 25 de outubro, no Centro Cultural de Belém.

“Os Balcões são um dos eixos fundamentais do SNS 24”, destacou o dirigente da SPMS, adiantando que este protocolo vai permitir a instalação de mais de 90 Balcões SNS 24. “Os Espaços Cidadão têm um potencial tremendo para a prestação de serviços às pessoas”, salientou.

Estiveram presentes alguns dos presidentes e representantes das Administrações Regionais de Saúde envolvidos no protocolo, presidentes e representantes dos Agrupamentos de Centros de Saúde e ainda presidentes de Junta de Freguesia. A vogal do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, entregou os autocolantes que indicarão no local os novos Balcões SNS 24 nos Espaços Cidadão.

Já são 270 balcões distribuídos por Portugal com a finalidade de prestar apoio assistido ao cidadão, sobretudo a quem tem pouca literacia digital ou falta de meios tecnológicos, e que pode nestes espaços renovar medicação, marcar consultas ou até mesmo fazer teleconsultas. Em breve, será ultrapassada a barreira dos 350 Balcões SNS 24.

O momento foi assinalado com a presença do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, e do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

Temas

|

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.