Notícias

57 anos do Programa Nacional de Vacinação | SPMS participa no evento comemorativo

7 Outubro, 2022

O Programa Nacional de Vacinação (PNV) comemora 57 anos. Para assinalar a data, a Direção-Geral da Saúde (DGS) promoveu um evento que decorreu no dia 7 de outubro e, em representação da SPMS, a vogal do Conselho de Administração, Sandra Cavaca, participou no debate “Vacinação, do presente ao futuro”. A sessão realizou-se no Centro de Saúde de Sete Rios, em Lisboa.

Sandra Cavaca salientou o papel da SPMS no PNV, que enquanto central de compras públicas tem vindo a realizar as compras centralizadas desde 2017, de acordo com os critérios definidos pela DGS, tornando, assim, o processo de aquisição “muito mais célere e com ganhos substanciais”, precisou.

Na vertente dos sistemas de informação, a dirigente destacou o Vacinas, sistema fundamental, uma vez que permite registar as inoculações, monitorizar o número de vacinas administradas e a cobertura vacinal, tendo sido essencial na resposta a muitos dos desafios da Covid-19. “A convocatória dos utentes por SMS foi um salto enorme e exigiu também um esforço grande por parte da SPMS”, sublinhou Sandra Cavaca, relembrando também a importância do portal do autoagendamento ao longo da pandemia.

Num futuro próximo, a modernização dos sistemas core do SNS é crucial e está em curso. “Este é o momento”, reforçou a dirigente da SPMS numa referência ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)- Transição Digital na Saúde.

Além da SPMS, o painel, moderado pela jornalista Vera Novais, contou com representantes das diversas entidades relacionadas com o PNV, entre as quais, a DGS, Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). A articulação e o trabalho em conjunto entre estas entidades são fundamentais para o Programa Nacional de Vacinação continuar a ser bem-sucedido.

Os resultados da vacinação em Portugal, que se mantêm consistentes ao longo das décadas, mostram o trabalho feito pelos profissionais de saúde e a confiança da população no processo de vacinação, bem como o seu impacto. Portugal é também uma referência na gestão da vacinação contra a covid-19, quer pela logística, registos, processos, quer pela forte adesão da população. O evento dos 57 anos do PNV culminou com a intervenção de Graça Freitas, diretora-geral da Saúde: “a vacinação é uma história de sucesso para a saúde pública”, enalteceu.

Temas

| |

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.