Notícias

57 anos do Programa Nacional de Vacinação | SPMS participa no evento comemorativo

7 Outubro, 2022

O Programa Nacional de Vacinação (PNV) comemora 57 anos. Para assinalar a data, a Direção-Geral da Saúde (DGS) promoveu um evento que decorreu no dia 7 de outubro e, em representação da SPMS, a vogal do Conselho de Administração, Sandra Cavaca, participou no debate “Vacinação, do presente ao futuro”. A sessão realizou-se no Centro de Saúde de Sete Rios, em Lisboa.

Sandra Cavaca salientou o papel da SPMS no PNV, que enquanto central de compras públicas tem vindo a realizar as compras centralizadas desde 2017, de acordo com os critérios definidos pela DGS, tornando, assim, o processo de aquisição “muito mais célere e com ganhos substanciais”, precisou.

Na vertente dos sistemas de informação, a dirigente destacou o Vacinas, sistema fundamental, uma vez que permite registar as inoculações, monitorizar o número de vacinas administradas e a cobertura vacinal, tendo sido essencial na resposta a muitos dos desafios da Covid-19. “A convocatória dos utentes por SMS foi um salto enorme e exigiu também um esforço grande por parte da SPMS”, sublinhou Sandra Cavaca, relembrando também a importância do portal do autoagendamento ao longo da pandemia.

Num futuro próximo, a modernização dos sistemas core do SNS é crucial e está em curso. “Este é o momento”, reforçou a dirigente da SPMS numa referência ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)- Transição Digital na Saúde.

Além da SPMS, o painel, moderado pela jornalista Vera Novais, contou com representantes das diversas entidades relacionadas com o PNV, entre as quais, a DGS, Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). A articulação e o trabalho em conjunto entre estas entidades são fundamentais para o Programa Nacional de Vacinação continuar a ser bem-sucedido.

Os resultados da vacinação em Portugal, que se mantêm consistentes ao longo das décadas, mostram o trabalho feito pelos profissionais de saúde e a confiança da população no processo de vacinação, bem como o seu impacto. Portugal é também uma referência na gestão da vacinação contra a covid-19, quer pela logística, registos, processos, quer pela forte adesão da população. O evento dos 57 anos do PNV culminou com a intervenção de Graça Freitas, diretora-geral da Saúde: “a vacinação é uma história de sucesso para a saúde pública”, enalteceu.

Temas

| |

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.