Notícias

SPMS no INCoDe.2030 – Capacitação Digital em Castelo Branco

30 Setembro, 2022

A SPMS participou no Roteiro INCoDe.2030, iniciativa que tem vindo a percorrer diferentes regiões, com o objetivo de promover a capacitação digital no país. Sob o tema “Cidadania e Soberania Digital”, o Centro de Cultura e Arte Contemporânea de Castelo Branco recebeu a 3ª sessão do INCoDe.2030, na qual a SPMS marcou presença através de dois momentos distintos, nesta quinta-feira, 29 de setembro.

No período da manhã, Ponciano Oliveira, vogal do Conselho de Administração, falou sobre “Transformação Digital na Saúde”, numa sessão dedicada às iniciativas INCoDe.2030. Na sua apresentação, destacou alguns dos projetos mais emblemáticos coordenados pela SPMS em matéria de transição digital, quer para o cidadão, quer para o profissional de saúde. A sessão contou com a participação de vários representantes de organismos e empresas nacionais e locais dos setores público e privado.

Workshop temático – SNS 24 para o cidadão e profissional de saúde

Já no período da tarde, a equipa da SPMS dinamizou um workshop sobre o SNS 24. Pedro Sá Moreira, diretor de Planeamento e Desenvolvimento Organizacional, João Oliveira, coordenador do SNS 24, Rafael Franco, coordenador do Laboratório de Inovação na Telessaúde, e Mariana Meira, gestora de Projeto Apps Saúde, promoveram os diferentes serviços do SNS 24, dirigidos ao cidadão e ao profissional de saúde.

O objetivo da formação passou por ensinar a usar a aplicação móvel SNS 24 e a área pessoal do portal SNS 24, divulgar as vantagens da linha SNS 24 e da utilização, em contexto presencial, do Balcão SNS 24. Permitindo o acesso aos serviços digitais do SNS, o Balcão SNS 24 é uma mais-valia para a área de influência da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, sendo necessário abrir mais balcões para servir as pessoas, sobretudo de locais mais isolados.

Explicar o acesso às principais funcionalidades dos serviços digitais de saúde, nomeadamente a teleconsulta, bem como os serviços digitais da saúde em contexto profissional, fomentar a sua utilização e dinamização nas unidades de saúde foi outro dos objetivos desta formação realizada na Universidade Sénior Albicastrense (USALBI). A SPMS, mais uma vez, contribuiu para melhorar a literacia digital em saúde, promovendo, de uma forma prática e simples, o conhecimento sobre ferramentas.

A SPMS vai continuar a colaborar no desafio do INCoDe.2030 como contributo para melhorar o nível de competências digitais dos portugueses.

Temas

| |

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.