Notícias

SPMS na ação-conjunta europeia eCAN

22 Setembro, 2022

A SPMS participou na primeira reunião oficial da ação-conjunta eCANenquadrada no Plano Europeu de Luta Contra o Cancro,  que decorreu em Bruxelas, nos dias 20 e 21 de setembro.

O encontro marcou o início desta ação que visa reforçar a eSaúde, incluindo a telemedicina e a monitorização remota nos sistemas de saúde para a prevenção e cuidados no cancro, de forma a reduzir as desigualdades nos cuidados de saúde de oncologia na União Europeia. Portugal, representado pela SPMS, ACSS, DGS e pelos IPOs do Porto, Coimbra e Lisboa, é um dos 10 Estados-Membros onde a eCAN vai explorar o impacto da teleconsulta e telemonitorização na população de doentes com cancro, através de um estudo multicêntrico. 

No primeiro dia de reunião foi também apresentada a nova abordagem proposta pela Comissão Europeia para ajudar os Estados-Membros a melhorar e a aumentar a cobertura do rastreio do cancro, como parte do Programa Europeu de Rastreio do Cancro. 

A eCAN conta com a participação de 36 parceiros de diferentes sectores, nomeadamente instituições de saúde pública, universidades, hospitais, centros de oncologia e associações de doentes, que fazem parte de 16 Estados-Membros. 

Esta ação-conjunta pretende criar oportunidades para fortalecer a telemedicina e monitorização remota na área da oncologia com foco na qualidade e necessidades dos profissionais de saúde e doentes, procurando criar boas práticas e capacitar os sistemas de saúde em toda a Europa num esforço conjunto para melhorar o acesso e os cuidados de saúde na oncologia.

Join Action_20 september

Centro de Controlo e Monitorização do SNS celebra 13 anos

3 Fevereiro, 2023

O Centro de Controlo e Monitorização do Serviço Nacional de Saúde (CCMSNS) assinala 13 anos de atividade, nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro. Sob gestão da SPMS desde 2018, o CCMSNS é estratégico para a melhoria da eficiência do SNS, para gerir a despesa pública com cuidados de saúde e na proteção de dados sensíveis dos utentes. […]

Vacina Covid-19 | Mais de 78 milhões de mensagens enviadas em 2 anos

30 Janeiro, 2023

A primeira convocatória para a vacina contra a Covid-19, através de mensagens (SMS) do número 2424, foi enviada no dia 29 de janeiro de 2021. Nestes dois anos, mais de 78 milhões de SMS, exclusivamente de agendamento, foram enviadas para os utentes elegíveis para vacinação em cada fase do processo.

banner termos e condiçoes app sns 24
Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.