Notícias

SPMS na ação-conjunta europeia eCAN

22 Setembro, 2022

A SPMS participou na primeira reunião oficial da ação-conjunta eCANenquadrada no Plano Europeu de Luta Contra o Cancro,  que decorreu em Bruxelas, nos dias 20 e 21 de setembro.

O encontro marcou o início desta ação que visa reforçar a eSaúde, incluindo a telemedicina e a monitorização remota nos sistemas de saúde para a prevenção e cuidados no cancro, de forma a reduzir as desigualdades nos cuidados de saúde de oncologia na União Europeia. Portugal, representado pela SPMS, ACSS, DGS e pelos IPOs do Porto, Coimbra e Lisboa, é um dos 10 Estados-Membros onde a eCAN vai explorar o impacto da teleconsulta e telemonitorização na população de doentes com cancro, através de um estudo multicêntrico. 

No primeiro dia de reunião foi também apresentada a nova abordagem proposta pela Comissão Europeia para ajudar os Estados-Membros a melhorar e a aumentar a cobertura do rastreio do cancro, como parte do Programa Europeu de Rastreio do Cancro. 

A eCAN conta com a participação de 36 parceiros de diferentes sectores, nomeadamente instituições de saúde pública, universidades, hospitais, centros de oncologia e associações de doentes, que fazem parte de 16 Estados-Membros. 

Esta ação-conjunta pretende criar oportunidades para fortalecer a telemedicina e monitorização remota na área da oncologia com foco na qualidade e necessidades dos profissionais de saúde e doentes, procurando criar boas práticas e capacitar os sistemas de saúde em toda a Europa num esforço conjunto para melhorar o acesso e os cuidados de saúde na oncologia.

Join Action_20 september

Primeira reunião da SPMS como vice-presidente da Global Digital Health Partnership

21 Junho, 2024

Portugal, representado pela SPMS, é vice-presidente da Global Digital Health Partnership (GDHP), a mais destacada organização intergovernamental da área da saúde digital, desde finais de 2023. Foi como vice-presidente que a SPMS participou na 13.ª edição da GDHP, que decorreu em Viena, na Áustria, nos dias 18 a 20 de junho. Cátia Pinto, gestora do Núcleo […]

SPMS recebe prémio internacional para melhor campanha de marketing

13 Junho, 2024

“Foi com grande satisfação que vimos este reconhecimento internacional, que é um incentivo a continuar o trabalho em prol do aumento da literacia em saúde dos cidadãos, com verdade, autenticidade e proximidade”, realçou Sandra Cardoso, diretora de Comunicação e Relações Públicas da SPMS, ao receber o prémio pela Campanha “Ligue Antes, Salve Vidas”, ontem, 12 […]

Voltar
Voltar para o topo.