Notícias

SPMS na ação-conjunta europeia eCAN

22 Setembro, 2022

A SPMS participou na primeira reunião oficial da ação-conjunta eCANenquadrada no Plano Europeu de Luta Contra o Cancro,  que decorreu em Bruxelas, nos dias 20 e 21 de setembro.

O encontro marcou o início desta ação que visa reforçar a eSaúde, incluindo a telemedicina e a monitorização remota nos sistemas de saúde para a prevenção e cuidados no cancro, de forma a reduzir as desigualdades nos cuidados de saúde de oncologia na União Europeia. Portugal, representado pela SPMS, ACSS, DGS e pelos IPOs do Porto, Coimbra e Lisboa, é um dos 10 Estados-Membros onde a eCAN vai explorar o impacto da teleconsulta e telemonitorização na população de doentes com cancro, através de um estudo multicêntrico. 

No primeiro dia de reunião foi também apresentada a nova abordagem proposta pela Comissão Europeia para ajudar os Estados-Membros a melhorar e a aumentar a cobertura do rastreio do cancro, como parte do Programa Europeu de Rastreio do Cancro. 

A eCAN conta com a participação de 36 parceiros de diferentes sectores, nomeadamente instituições de saúde pública, universidades, hospitais, centros de oncologia e associações de doentes, que fazem parte de 16 Estados-Membros. 

Esta ação-conjunta pretende criar oportunidades para fortalecer a telemedicina e monitorização remota na área da oncologia com foco na qualidade e necessidades dos profissionais de saúde e doentes, procurando criar boas práticas e capacitar os sistemas de saúde em toda a Europa num esforço conjunto para melhorar o acesso e os cuidados de saúde na oncologia.

Join Action_20 september

DE-SNS destaca papel da SPMS na reforma das ULS

28 Fevereiro, 2024

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, destacou o papel da SPMS na reforma das Unidades Locais de Saúde (ULS), durante a cerimónia de apresentação do projeto “Implementação, Desenvolvimento e Monitorização das ULS”, que contou com a presença de Nuno Costa, vogal executivo da SPMS. No auditório do Infarmed – Autoridade Nacional […]

Voltar
Voltar para o topo.