Notícias

Relatório destaca papel do SNS 24 durante a pandemia

7 Setembro, 2022

O SNS 24 adaptou a sua capacidade de resposta, em matéria de recursos humanos e de infraestrutura, tendo inovado nos modelos de prestação de serviços e garantindo a qualidade e a segurança clínica. A análise consta do Relatório Anual de Acesso de 2021, divulgado este mês pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que salienta a intensa exposição pública do SNS24 durante a pandemia, reconhecendo o aumento excecional da procura dos seus serviços.

Responsável pelo serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento (TAE), e por um conjunto de serviços informativos e administrativos que reforçam a disponibilidade, com maior oferta adequada às necessidades da população, e a proximidade (centralização de serviços), o SNS 24 está disponível 7 dias por semana, 24 horas por dia, nomeadamente através da linha, da app e do site.

Em 2021, o papel do SNS 24 na gestão do acesso dos cidadãos às instituições do SNS foi reforçado, permitindo aos utentes suspeitos de COVID-19 serem encaminhados para os serviços adequados nos diferentes níveis de cuidados de saúde.

Adaptações no serviço TAE para responder à pandemia

Para dar resposta à emergência pública, sublinha o relatório, o serviço TAE teve constantes atualizações dos algoritmos, de modo a acompanhar a alteração do padrão epidemiológico e infecioso da COVID-19 e, assim, otimizar o rigor da triagem clínica. Para tal, foram criados dois algoritmos com diferentes objetivos: Emergência saúde pública COVID-19, para identificar utentes com sintomatologia suspeita de COVID-19 e, se necessário, encaminhar para estruturas especializadas (Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios), de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde; e Rastreio de contactos assintomáticos, para identificar contactos de risco com utentes infetados com COVID-19, a fim de serem vigiados pelas equipas de saúde pública.

O SNS 24 garantiu, desta forma, que todos os utentes identificados pelo SNS 24 como suspeitos de infeção por SARS-CoV-2 fossem continuamente integrados na plataforma TraceCOVID-19, permitindo às equipas dos cuidados de saúde primários realizar as vigilâncias necessárias.

A linha atendeu o ano passado mais de 6 milhões de chamadas, representado um crescimento de 51% face ao ano anterior. A título de exemplo, só em 2021 foram emitidos, via SNS 24, cerca de 1.5 milhões testes à COVID-19 e mais de 1.3 milhões de Declarações Provisórias de Isolamento Profilático (DPIP). Já o portal do SNS 24, outro elemento fundamental para permitir que o cidadão consiga aceder a informação simples, atualizada e fidedigna, registou mais de 18 milhões de sessões e mais de 41 milhões visualizações de páginas.

Paralelamente, os Balcões SNS 24 proporcionaram serviços de atendimento, sobretudo em juntas de freguesia e câmaras municipais, a mais de 5.700 cidadãos, através do acesso mediado aos serviços digitais do SNS. O acesso facilitado, em que é o utente que acede aos serviços, é outra forma de aceder.

Com 194 balcões a funcionar em 2021, este projeto evitou cerca de 10 mil viagens de cidadãos às unidades de saúde, redução de emissões de carbono e eficiência do tempo, redução do papel associado a interação unicamente com serviços digitais e redução de tempos de espera, nomeadamente nos processos de agendamento de consultas e realização de teleconsultas.

O Relatório Anual de Acesso a Cuidados de Saúde nos Estabelecimentos do SNS e Entidades Convencionadas de 2021 reporta ainda a atividade assistencial realizada a nível nacional, e o desempenho dos estabelecimentos do SNS e entidades convencionadas em termos de acesso à prestação de cuidados de saúde.

Temas

|

Vacina Covid-19 I Mais de 78 milhões de mensagens enviadas em 2 anos

30 Janeiro, 2023

A primeira convocatória para a vacina contra a Covid-19, através de mensagens (SMS) do número 2424, foi enviada no dia 29 de janeiro de 2021. Nestes dois anos, mais de 78 milhões de SMS, exclusivamente de agendamento, foram enviadas para os utentes elegíveis para vacinação em cada fase do processo.

banner termos e condiçoes app sns 24

“As eHealth Sessions são uma aposta ganha”

28 Janeiro, 2023

“Tem sido uma experiência muito interessante”, frisou Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS, na abertura da quarta e última eHealth Sessions, que decorreu no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), na manhã do dia 27 de janeiro.

Acordo-Quadro 2022/10 – Para Fornecimento de Material de Penso de Efeito Terapêutico

27 Janeiro, 2023

A SPMS, EPE publicou o Concurso Público Internacional para a formação do Acordo-Quadro CP 2022/10 – Para fornecimento de Material de Penso de Efeito Terapêutico, que entrou em vigor no dia 26 de janeiro. Este acordo-quadro inclui vários tipos de penso e materiais, cujo efeito terapêutico no tratamento de feridas promove e otimiza a sua […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.