Notícias

SPMS promove iniciativas inovadoras para “Um Local de Trabalho Saudável”

15 Julho, 2022

A SPMS, através do seu Núcleo de Pessoas e Bem-estar, tem vindo a promover um conjunto de iniciativas e de práticas em prol dos colaboradores, tendo por objetivo a construção contínua de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Inserido no Plano de Ação para mitigação dos riscos psicossociais, decorrente do projeto “Um Local de Trabalho Saudável”, o Programa de Mentoring @SPMS teve início com o evento realizado na sede em Lisboa, no dia 13 de julho. Em ambiente informal, o arranque desta iniciativa contou com a participação do Vogal Executivo do Conselho de Administração, Ponciano Oliveira, que realçou os pontos positivos do programa que pretende “promover a socialização organizacional, aumentar a produtividade e o bem-estar das pessoas”.

Assente numa estratégia centrada na capacitação das lideranças, na melhoria da organização do trabalho e no aumento da resiliência pessoal, 1ª edição do Programa de Mentoring @SPMS pretende reduzir o stress laboral, o burnout, as exigências cognitivas e emocionais, aumentar a influência no trabalho, a previsibilidade e as possibilidades de desenvolvimento. Com duração de 12 meses, a 1ª edição conta com 20 Mentees e  20 Mentores/as.

Teresa Espassandim, gestora do Núcleo e psicóloga responsável pelo projeto, salientou “o caráter inovador que o programa tem no contexto organizacional e da Saúde por prever a avaliação da efetividade do mesmo para a mitigação de riscos psicossociais, nomeadamente o apoio social de colegas, os conflitos laborais e a satisfação no trabalho”.

Em abril, a SPMS já tinha recebido o Selo “Um Local de Trabalho Saudável, que distingue as empresas que demonstram práticas de gestão centradas nas pessoas, realizam avaliação e intervenção nos riscos psicossociais e promovem a saúde e o bem-estar das pessoas trabalhadoras.

Com um conjunto amplo de medidas em curso, a SPMS continua a preparar novas iniciativas para lançar até ao final do ano, de modo a promover a resiliência psicológica, a melhorar competências socioemocionais e a aumentar a eficiência no trabalho.

“INCoDe.2030 Capacitação Digital” com participação da SPMS

26 Julho, 2022

As experiências de telemonitorização que estão a ser implementadas no Serviço Nacional de Saúde “traduzem a possibilidade de as pessoas terem mais qualidade nos cuidados e mais qualidade de vida”, defendeu Ponciano Oliveira, Vogal Executivo da SPMS, no “INCoDe.2030 Capacitação Digital”, evento realizado em S. Miguel, Açores, no passado dia 21 de julho.

Exames Sem Papel destaca-se entre medidas do Simplex 2022

19 Julho, 2022

Os Exames Sem Papel, ou exames de saúde digitalizados, são uma das 48 novas medidas do Programa Simplex 2022 apresentado pelo Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, nesta terça-feira, 19 de julho.

"Ter acesso aos exames de saúde digitalizados", possibilitado "pela desmaterialização de todas as requisições de meios complementares de diagnóstico e terapêutica e que permite às pessoas ter na sua aplicação app SNS 24 acesso aos resultados dos exames", destacou o governante como sendo esta uma medida emblemática do Simplex.

exmaessempapel
Voltar
co-financiamento
libero ipsum luctus ut Lorem dolor. risus. Donec
Voltar para o topo.