Notícias

SPMS promove iniciativas inovadoras para “Um Local de Trabalho Saudável”

15 Julho, 2022

A SPMS, através do seu Núcleo de Pessoas e Bem-estar, tem vindo a promover um conjunto de iniciativas e de práticas em prol dos colaboradores, tendo por objetivo a construção contínua de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Inserido no Plano de Ação para mitigação dos riscos psicossociais, decorrente do projeto “Um Local de Trabalho Saudável”, o Programa de Mentoring @SPMS teve início com o evento realizado na sede em Lisboa, no dia 13 de julho. Em ambiente informal, o arranque desta iniciativa contou com a participação do Vogal Executivo do Conselho de Administração, Ponciano Oliveira, que realçou os pontos positivos do programa que pretende “promover a socialização organizacional, aumentar a produtividade e o bem-estar das pessoas”.

Assente numa estratégia centrada na capacitação das lideranças, na melhoria da organização do trabalho e no aumento da resiliência pessoal, 1ª edição do Programa de Mentoring @SPMS pretende reduzir o stress laboral, o burnout, as exigências cognitivas e emocionais, aumentar a influência no trabalho, a previsibilidade e as possibilidades de desenvolvimento. Com duração de 12 meses, a 1ª edição conta com 20 Mentees e  20 Mentores/as.

Teresa Espassandim, gestora do Núcleo e psicóloga responsável pelo projeto, salientou “o caráter inovador que o programa tem no contexto organizacional e da Saúde por prever a avaliação da efetividade do mesmo para a mitigação de riscos psicossociais, nomeadamente o apoio social de colegas, os conflitos laborais e a satisfação no trabalho”.

Em abril, a SPMS já tinha recebido o Selo “Um Local de Trabalho Saudável, que distingue as empresas que demonstram práticas de gestão centradas nas pessoas, realizam avaliação e intervenção nos riscos psicossociais e promovem a saúde e o bem-estar das pessoas trabalhadoras.

Com um conjunto amplo de medidas em curso, a SPMS continua a preparar novas iniciativas para lançar até ao final do ano, de modo a promover a resiliência psicológica, a melhorar competências socioemocionais e a aumentar a eficiência no trabalho.

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.