Notícias

SPMS no “Digital Leaders”

14 Julho, 2022

“O digital está na minha vida desde sempre. Toda a minha atividade profissional foi vivida com o digital”, revelou Luís Goes Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, no Digital Leaders, o canal que dá voz aos líderes de organizações e da academia que contribuem para a transformação digital nos vários setores económicos e da sociedade em Portugal.

 “As grandes mudanças ocorreram no final do século passado e início deste, e depois tem sido um aprofundamento”, salientou o dirigente na entrevista, em tom mais intimista, que decorreu em Lisboa, no passado dia 12 de julho.  A conversa passou pelos anos de universidade em que Goes Pinheiro contactou pela primeira vez com a internet até à democratização na utilização das ferramentas digitais e à pandemia “que veio dar um empurrão decisivo” na evolução do digital.

 “Nós somos um país de inovação e, desse ponto de vista, temos abraçado de forma entusiástica todas as mudanças e novidades, e isso é bom”, sublinhou, acrescentando que “Portugal, nestas últimas duas décadas, sempre esteve na linha da frente nesta área do digital”, sobretudo o setor público.

O Presidente da SPMS falou sobre as mudanças de mentalidade, das formas de trabalhar e de estar das pessoas que a pandemia trouxe, sendo hoje mais fácil a adoção das ferramentas da sociedade de informação. Na abordagem ao contexto atual e às dificuldades que a Europa e o mundo atravessam, Goes Pinheiro é otimista em relação a Portugal: “Somos um país onde é bom viver e temos capacidade para atrair quadros qualificados. Recebemos muito bem quem vem de fora.”

No que respeita ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), especificamente para a saúde, “impõe uma obrigação de disponibilizar novas ferramentas e promover a transformação digital”, destacando o pilar do PRR que a SPMS tem vindo a executar “por baixo da marca do SNS 24” com os vários serviços dirigidos ao cidadão. O caminho passa por continuar a fomentar a transformação digital na saúde e disponibilizar novos serviços que acrescentem valor à vida das pessoas.

Digital Leaders é um projeto desenvolvido pela .PT e pela ACEPI organizado em temáticas e entrevistas que abordam o futuro que o digital pode trazer às pessoas, às organizações e ao país nos próximos anos.

Temas

| |

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.