Notícias

SPMS no “Digital Leaders”

14 Julho, 2022

“O digital está na minha vida desde sempre. Toda a minha atividade profissional foi vivida com o digital”, revelou Luís Goes Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, no Digital Leaders, o canal que dá voz aos líderes de organizações e da academia que contribuem para a transformação digital nos vários setores económicos e da sociedade em Portugal.

 “As grandes mudanças ocorreram no final do século passado e início deste, e depois tem sido um aprofundamento”, salientou o dirigente na entrevista, em tom mais intimista, que decorreu em Lisboa, no passado dia 12 de julho.  A conversa passou pelos anos de universidade em que Goes Pinheiro contactou pela primeira vez com a internet até à democratização na utilização das ferramentas digitais e à pandemia “que veio dar um empurrão decisivo” na evolução do digital.

 “Nós somos um país de inovação e, desse ponto de vista, temos abraçado de forma entusiástica todas as mudanças e novidades, e isso é bom”, sublinhou, acrescentando que “Portugal, nestas últimas duas décadas, sempre esteve na linha da frente nesta área do digital”, sobretudo o setor público.

O Presidente da SPMS falou sobre as mudanças de mentalidade, das formas de trabalhar e de estar das pessoas que a pandemia trouxe, sendo hoje mais fácil a adoção das ferramentas da sociedade de informação. Na abordagem ao contexto atual e às dificuldades que a Europa e o mundo atravessam, Goes Pinheiro é otimista em relação a Portugal: “Somos um país onde é bom viver e temos capacidade para atrair quadros qualificados. Recebemos muito bem quem vem de fora.”

No que respeita ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), especificamente para a saúde, “impõe uma obrigação de disponibilizar novas ferramentas e promover a transformação digital”, destacando o pilar do PRR que a SPMS tem vindo a executar “por baixo da marca do SNS 24” com os vários serviços dirigidos ao cidadão. O caminho passa por continuar a fomentar a transformação digital na saúde e disponibilizar novos serviços que acrescentem valor à vida das pessoas.

Digital Leaders é um projeto desenvolvido pela .PT e pela ACEPI organizado em temáticas e entrevistas que abordam o futuro que o digital pode trazer às pessoas, às organizações e ao país nos próximos anos.

Temas

|

“INCoDe.2030 Capacitação Digital” com participação da SPMS

26 Julho, 2022

As experiências de telemonitorização que estão a ser implementadas no Serviço Nacional de Saúde “traduzem a possibilidade de as pessoas terem mais qualidade nos cuidados e mais qualidade de vida”, defendeu Ponciano Oliveira, Vogal Executivo da SPMS, no “INCoDe.2030 Capacitação Digital”, evento realizado em S. Miguel, Açores, no passado dia 21 de julho.

Exames Sem Papel destaca-se entre medidas do Simplex 2022

19 Julho, 2022

Os Exames Sem Papel, ou exames de saúde digitalizados, são uma das 48 novas medidas do Programa Simplex 2022 apresentado pelo Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, nesta terça-feira, 19 de julho.

"Ter acesso aos exames de saúde digitalizados", possibilitado "pela desmaterialização de todas as requisições de meios complementares de diagnóstico e terapêutica e que permite às pessoas ter na sua aplicação app SNS 24 acesso aos resultados dos exames", destacou o governante como sendo esta uma medida emblemática do Simplex.

exmaessempapel
Voltar
co-financiamento
ut luctus odio tempus dolor. accumsan id mattis consectetur facilisis dictum
Voltar para o topo.