Notícias

SPMS no “Digital Leaders”

14 Julho, 2022

“O digital está na minha vida desde sempre. Toda a minha atividade profissional foi vivida com o digital”, revelou Luís Goes Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, no Digital Leaders, o canal que dá voz aos líderes de organizações e da academia que contribuem para a transformação digital nos vários setores económicos e da sociedade em Portugal.

 “As grandes mudanças ocorreram no final do século passado e início deste, e depois tem sido um aprofundamento”, salientou o dirigente na entrevista, em tom mais intimista, que decorreu em Lisboa, no passado dia 12 de julho.  A conversa passou pelos anos de universidade em que Goes Pinheiro contactou pela primeira vez com a internet até à democratização na utilização das ferramentas digitais e à pandemia “que veio dar um empurrão decisivo” na evolução do digital.

 “Nós somos um país de inovação e, desse ponto de vista, temos abraçado de forma entusiástica todas as mudanças e novidades, e isso é bom”, sublinhou, acrescentando que “Portugal, nestas últimas duas décadas, sempre esteve na linha da frente nesta área do digital”, sobretudo o setor público.

O Presidente da SPMS falou sobre as mudanças de mentalidade, das formas de trabalhar e de estar das pessoas que a pandemia trouxe, sendo hoje mais fácil a adoção das ferramentas da sociedade de informação. Na abordagem ao contexto atual e às dificuldades que a Europa e o mundo atravessam, Goes Pinheiro é otimista em relação a Portugal: “Somos um país onde é bom viver e temos capacidade para atrair quadros qualificados. Recebemos muito bem quem vem de fora.”

No que respeita ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), especificamente para a saúde, “impõe uma obrigação de disponibilizar novas ferramentas e promover a transformação digital”, destacando o pilar do PRR que a SPMS tem vindo a executar “por baixo da marca do SNS 24” com os vários serviços dirigidos ao cidadão. O caminho passa por continuar a fomentar a transformação digital na saúde e disponibilizar novos serviços que acrescentem valor à vida das pessoas.

Digital Leaders é um projeto desenvolvido pela .PT e pela ACEPI organizado em temáticas e entrevistas que abordam o futuro que o digital pode trazer às pessoas, às organizações e ao país nos próximos anos.

Temas

| |

SPMS reforça cooperação em Saúde Digital com países da CPLP

17 Maio, 2024

A SPMS marcou presença no Seminário “Diálogos da Cooperação em Saúde na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP)”, a convite da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS). O evento, que decorreu no passado dia 15 de maio, concentrou-se nos desafios e oportunidades da digitalização do setor da saúde nos países integrantes da comunidade.

Aprovado novo regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde

13 Maio, 2024

O Parlamento Europeu aprovou, no dia 24 de abril, o novo regulamento que estabelece o Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), marcando um avanço significativo na revolução digital da saúde na União Europeia. Esta medida estratégica tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos aos seus dados de saúde eletrónicos em todos os países membros, ao mesmo tempo que promove a interoperabilidade entre os sistemas de saúde europeus.

Voltar
Voltar para o topo.