Notícias

Portugal na 1ª cimeira pan-europeia de compras públicas da saúde

29 Julho, 2022

O Ministério da Saúde, através da SPMS, EPE, irá participar na 1ª iniciativa pan-europeia de compras públicas da saúde, que se realizará em Bruxelas nos próximos dias 21 e 22 de setembro.

Reunindo profissionais do mercado europeu de compras, de hospitais e prestadores de serviços de saúde, “1ST Pan-European Hospital Healthcare Procuremet Summit” representa uma oportunidade para debater e promover a aprendizagem de temáticas focadas em três pilares relacionados com as aquisições em saúde: sustentabilidade; transparência e digitalização.

Promovida pela EHPPA (European Health Public Procurement Alliance), conjuntamente com a Health Proc Europe Association, esta cimeira inclui palestras, workshops práticos e diversas atividades, contando já com mais de 300 participantes registados.  A SPMS, EPE, enquanto Central de Compras Públicas da Saúde, participa com o objetivo de fomentar conhecimento e boas práticas, sobretudo ao nível da digitalização, onde Portugal se tem destacado.

Considerado uma referência em matéria de contratação pública na saúde, o nosso país tem vindo a participar ativamente em projetos europeus, designadamente no Procure4Healt, lançado no início de junho, que visa contribuir para promover a aquisição de inovação na União Europeia, em prol da sustentabilidade dos sistemas de saúde.

Para saber mais sobre a cimeira, consulte: https://www.ehppa.com/events/2/10

“INCoDe.2030 Capacitação Digital” com participação da SPMS

26 Julho, 2022

As experiências de telemonitorização que estão a ser implementadas no Serviço Nacional de Saúde “traduzem a possibilidade de as pessoas terem mais qualidade nos cuidados e mais qualidade de vida”, defendeu Ponciano Oliveira, Vogal Executivo da SPMS, no “INCoDe.2030 Capacitação Digital”, evento realizado em S. Miguel, Açores, no passado dia 21 de julho.

Exames Sem Papel destaca-se entre medidas do Simplex 2022

19 Julho, 2022

Os Exames Sem Papel, ou exames de saúde digitalizados, são uma das 48 novas medidas do Programa Simplex 2022 apresentado pelo Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, nesta terça-feira, 19 de julho.

"Ter acesso aos exames de saúde digitalizados", possibilitado "pela desmaterialização de todas as requisições de meios complementares de diagnóstico e terapêutica e que permite às pessoas ter na sua aplicação app SNS 24 acesso aos resultados dos exames", destacou o governante como sendo esta uma medida emblemática do Simplex.

exmaessempapel
Voltar
co-financiamento
elementum Phasellus commodo dolor Donec adipiscing elit. Sed et, eget dolor.
Voltar para o topo.