Notícias

Exames Sem Papel destaca-se entre medidas do Simplex 2022

19 Julho, 2022

Os Exames Sem Papel, ou exames de saúde digitalizados, são uma das 48 novas medidas do Programa Simplex 2022 apresentado pelo Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, nesta terça-feira, 19 de julho.

“Ter acesso aos exames de saúde digitalizados”, possibilitado “pela desmaterialização de todas as requisições de meios complementares de diagnóstico e terapêutica e que permite às pessoas ter na sua aplicação app SNS 24 acesso aos resultados dos exames”, destacou o governante como sendo esta uma medida emblemática do Simplex 2022.

Desde abril que, nos cuidados de saúde primários, todas as requisições de meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDTs) abrangem todas as áreas de exame, por exemplo, as requisições de radiografias, de TAC, colonoscopias, entre outras.  Já foram prescritas desde então mais de 8.5 milhões de requisições eletrónicas, das quais cerca de 90% são desmaterializadas (sem papel), e mais de 2 milhões de resultados de MCDTs que podem ser consultados pelo utente no Portal SNS 24 e na app SNS 24.

SPMS contribui para acelerar a digitalização na Saúde

Além dos Exames sem Papel, o Simplex da Administração Pública inclui novas medidas para a área da saúde, nomeadamente o acesso omnicanal a um conjunto de informações e serviços digitais e de telessaúde do SNS, que pode ser presencial, telefónico e digital, através do portal e da app SNS 24; o Telemonit SNS24, serviço que permite a telemonitorização dos utentes com determinadas patologias, proporcionando o acompanhamento clínico no domicílio durante a sua recuperação.

Outra das medidas promovida pela SPMS relaciona-se com o Balcão SNS 24 e a sua expansão em Portugal Continental em entidades fora do Serviço Nacional de Saúde, como autarquias locais, estruturas residenciais para idosos, estabelecimentos prisionais e centros educativos.  Atualmente, o país disponibiliza 250 Balcões.

Assegurar a equidade, a qualidade, a transparência e a simplicidade do acesso aos serviços públicos constituem objetivos das novas medidas de simplificação administrativa. Mário Campolargo salientou ainda que o impacto do Simplex 2022 na vida das pessoas e das empresas será analisado no final deste ano.

No setor da saúde, a SPMS tem contribuído de forma decisiva para a melhoria dos processos digitais e continuará a promover a aceleração da digitalização de todo o Sistema de Saúde, em prol dos profissionais de saúde e dos cidadãos.

exmaessempapel

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.