Notícias

Balcão SNS 24 I Primeira teleconsulta num Estabelecimento Prisional

15 Julho, 2022

A primeira teleconsulta em Balcão SNS 24 realizada num Estabelecimento Prisional aconteceu esta quinta-feira, 14 de julho, no Estabelecimento Prisional de Sintra. O momento foi testemunhado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, pela  Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e pelo Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro.

No decorrer da visita, António Lacerda Sales destacou que o Balcão SNS 24 é o canal de acesso dos utentes reclusos à teleconsulta e funciona como uma via de inclusão social e digital, que aproxima o cidadão recluso dos serviços de saúde, usufruindo das vantagens da teleconsulta. Catarina Sarmento e Castro considerou o dia histórico.

Já Luís Goes Pinheiro salientou a importância da medida, uma vez que irá permitir o acesso da população reclusa a teleconsultas agendadas em qualquer unidade de saúde do Serviço Nacional de Saúde. No total, serão ativados 52 Balcões SNS – 24 em 44 estabelecimentos prisionais, 7 em centros educativos e 1 num hospital prisional.

Esta medida resulta de uma parceria entre o Ministério da Saúde, através da SPMS, e o Ministério da Justiça, através do da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, tendo como objetivo reforçar os direitos dos reclusos em matéria de saúde.

Projeto iniciado no final de 2020, o Balcão SNS 24 facilita o acesso aos serviços digitais do SNS, sendo uma mais-valia na vida das pessoas que vivem em locais mais isolados, que apresentem reduzida literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos, a internet, ou que não tenham condições necessárias para aceder remotamente aos serviços do SNS. Chega agora às prisões para melhorar a acessibilidade à prestação de cuidados de saúde dos cidadãos reclusos.

Temas

|

“INCoDe.2030 Capacitação Digital” com participação da SPMS

26 Julho, 2022

As experiências de telemonitorização que estão a ser implementadas no Serviço Nacional de Saúde “traduzem a possibilidade de as pessoas terem mais qualidade nos cuidados e mais qualidade de vida”, defendeu Ponciano Oliveira, Vogal Executivo da SPMS, no “INCoDe.2030 Capacitação Digital”, evento realizado em S. Miguel, Açores, no passado dia 21 de julho.

Exames Sem Papel destaca-se entre medidas do Simplex 2022

19 Julho, 2022

Os Exames Sem Papel, ou exames de saúde digitalizados, são uma das 48 novas medidas do Programa Simplex 2022 apresentado pelo Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, nesta terça-feira, 19 de julho.

"Ter acesso aos exames de saúde digitalizados", possibilitado "pela desmaterialização de todas as requisições de meios complementares de diagnóstico e terapêutica e que permite às pessoas ter na sua aplicação app SNS 24 acesso aos resultados dos exames", destacou o governante como sendo esta uma medida emblemática do Simplex.

exmaessempapel
Voltar
co-financiamento
dolor leo. pulvinar fringilla sit odio Curabitur ipsum risus dictum
Voltar para o topo.