Notícias

Balcão SNS 24 I Primeira teleconsulta num Estabelecimento Prisional

15 Julho, 2022

A primeira teleconsulta em Balcão SNS 24 realizada num estabelecimento prisional aconteceu esta quinta-feira, 14 de julho, no Estabelecimento Prisional de Sintra. O momento foi testemunhado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, pela  ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e pelo presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro.

No decorrer da visita, António Lacerda Sales destacou que o Balcão SNS 24 é o canal de acesso dos utentes reclusos à teleconsulta e funciona como uma via de inclusão social e digital, que aproxima o cidadão recluso dos serviços de saúde, usufruindo das vantagens da teleconsulta. Catarina Sarmento e Castro considerou o dia histórico.

Já Luís Goes Pinheiro salientou a importância da medida, uma vez que irá permitir o acesso da população reclusa a teleconsultas agendadas em qualquer unidade de saúde do Serviço Nacional de Saúde. No total, serão ativados 52 Balcões SNS – 24 em 44 estabelecimentos prisionais, 7 em centros educativos e 1 num hospital prisional.

Esta medida resulta de uma parceria entre o Ministério da Saúde, através da SPMS, e o Ministério da Justiça, através da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, tendo como objetivo reforçar os direitos dos reclusos em matéria de saúde.

Projeto iniciado no final de 2020, o Balcão SNS 24 facilita o acesso aos serviços digitais do SNS, sendo uma mais-valia na vida das pessoas que vivem em locais mais isolados, que apresentem reduzida literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos, a internet, ou que não tenham condições necessárias para aceder remotamente aos serviços do SNS. Chega agora às prisões para melhorar a acessibilidade à prestação de cuidados de saúde dos cidadãos reclusos.

Temas

|

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.