Notícias

SPMS é parceira no projeto Procure4Health

2 Junho, 2022

A SPMS, EPE é uma das entidades parceiras do Procure4Health, projeto da União Europeia (UE), que pretende criar a mais ampla rede de referência, para mais de 350 mil compradores, e, deste modo, promover a contratação pública de inovação, que procura aproximar os processos e a tecnologia de ponta ao sector público. O projeto foi lançado esta quarta-feira, 1 de junho.

A tendência crescente dos custos é um desafio para a sustentabilidade dos sistemas globais de saúde, pelo que a utilização de instrumentos de aquisição de inovação, na UE, poderá ajudar a fazer face às necessidades comuns, presentes e futuras, e alcançar a melhor relação qualidade/preço, impulsionando a inovação do lado da procura.

Neste projeto, a SPMS vai assumir um papel relevante, nomeadamente na criação, formação e geminação da rede, identificação e definições de agregação e modelos de centralização, consulta de mercado aberto, promoção e adoção do plano de ação. Através de uma nova funcionalidade, também para contratos públicos, com interoperabilidade com o regulador do mercado de medicamentos e dispositivos médicos, será possível verificar a validade das patentes, avaliando o desempenho anterior dos fornecedores e estabelecendo interligação com plataformas eletrónicas para a contratação pública.

A adoção de contratos de inovação, no contexto da UE, continua a ter obstáculos, nomeadamente a nível jurídico, burocrático, na falta de conhecimento central ou consolidado sobre os procedimentos de aquisição e gestão de inovação, entre outros. O Procure4Health pretende pôr fim a estas barreiras.

Reunindo 33 parceiros de 15 países, o Procure4Health irá proporcionar um ambiente adequado para os compradores, públicos e privados, na partilha de conhecimentos e boas práticas, na melhoria das capacidades dos compradores, na definição de necessidades comuns e, por conseguinte, irá contribuir para promover a aquisição de inovação na UE, em prol da sustentabilidade dos sistemas de saúde.

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “tem de ser muito bem utilizado” para permitir o “salto tecnológico” do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto. O diretor executivo do SNS acredita que “a SPMS está a fazer esse […]

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

“Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida. “É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”, observou, […]

eHealth Sessions 2 I Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde. Num evento centrado nos Dados em Saúde, […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.