Notícias

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

O aumento da procura do SNS 24 intensificou-se este ano e a Linha já atendeu mais de 7.7 milhões de chamadas e emitiu mais de 5 milhões de requisições de testes COVID-19. Criada em abril de 2020 para dar uma resposta de proximidade em saúde mental, a Linha de Aconselhamento Psicológico prestou apoio a mais de 162 mil pessoas.

Já com a app SNS 24, o cidadão pode aceder a um vasto conjunto de informações de saúde, por exemplo, o seu Boletim de Vacinas, as suas receitas, alergias, as requisições de exames e agora também os resultados dos mesmos. São também disponibilizados serviços que possibilitam a realização de teleconsultas ou o registo de medições específicas de saúde. Através de uma autenticação simples e segura, ainda é possível adicionar utilizadores, até cinco em “a minha área”, e consultar informação relativa aos filhos ou outros familiares. Tem mais de 7.3 milhões de downloads.

O Portal SNS 24 conta com cerca de 33 milhões de utilizações. Apelativo, intuitivo, inovador e acessível, disponibiliza diversos serviços online do SNS e conteúdos informativos e diferenciados sobre saúde pública. Regista mais de 17 mil acessos por dia.

Quanto aos Balcões SNS 24, situados em locais de proximidade como as juntas de freguesia, prestam apoio assistido e seguro a todas as pessoas, mas são mais procurados por quem tem pouca literacia digital, não tem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet. No país há 177 Balcões SNS 24 a funcionar.

Sempre que utilizados individualmente ou de forma combinada os serviços digitais facilitam o acesso remoto das pessoas ao SNS, promovem a equidade e a literacia em saúde.

Temas

|

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.