Notícias

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

O aumento da procura do SNS 24 intensificou-se este ano e a Linha já atendeu mais de 7.7 milhões de chamadas e emitiu mais de 5 milhões de requisições de testes COVID-19. Criada em abril de 2020 para dar uma resposta de proximidade em saúde mental, a Linha de Aconselhamento Psicológico prestou apoio a mais de 162 mil pessoas.

Já com a app SNS 24, o cidadão pode aceder a um vasto conjunto de informações de saúde, por exemplo, o seu Boletim de Vacinas, as suas receitas, alergias, as requisições de exames e agora também os resultados dos mesmos. São também disponibilizados serviços que possibilitam a realização de teleconsultas ou o registo de medições específicas de saúde. Através de uma autenticação simples e segura, ainda é possível adicionar utilizadores, até cinco em “a minha área”, e consultar informação relativa aos filhos ou outros familiares. Tem mais de 7.3 milhões de downloads.

O Portal SNS 24 conta com cerca de 33 milhões de utilizações. Apelativo, intuitivo, inovador e acessível, disponibiliza diversos serviços online do SNS e conteúdos informativos e diferenciados sobre saúde pública. Regista mais de 17 mil acessos por dia.

Quanto aos Balcões SNS 24, situados em locais de proximidade como as juntas de freguesia, prestam apoio assistido e seguro a todas as pessoas, mas são mais procurados por quem tem pouca literacia digital, não tem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet. No país há 177 Balcões SNS 24 a funcionar.

Sempre que utilizados individualmente ou de forma combinada os serviços digitais facilitam o acesso remoto das pessoas ao SNS, promovem a equidade e a literacia em saúde.

Temas

|

Balcão SNS 24 Móvel inaugurado em Anadia

27 Setembro, 2023

O vogal executivo da SPMS, Luís Miguel Ferreira, acompanhou o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, na inauguração do Centro de Saúde de Anadia, de uma Unidade de Saúde Familiar e de um Balcão SNS 24 Móvel, no passado dia 25 de setembro. O Balcão SNS 24 funciona numa viatura preparada para atendimento de utentes em […]

“Ligue SNS 24, Salve Vidas” garantiu consulta no próprio dia ou seguinte a 8.500 utentes

26 Setembro, 2023

Mais de 8.500 utentes tiveram consultas marcadas para o médico de família no próprio dia ou para o dia seguinte, no âmbito do projeto-piloto promovido pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), com o objetivo de reduzir o afluxo de utentes aos serviços de urgência hospitalares. Neste projeto, o acesso aos cuidados de […]

Mais de 355.5 milhões de receitas sem papel emitidas em 8 anos

25 Setembro, 2023

A Receita Sem Papel, que comemora agora oito anos, é um caso de sucesso na digitalização da Saúde, com mais de 355.5 milhões de receitas totalmente desmaterializadas emitidas.  A iniciativa arrancou em 2015, primeiro nas unidades de saúde do setor público e, posteriormente, no setor privado. No ano seguinte, atingia uma cobertura de 90% em […]

Voltar
Voltar para o topo.