Notícias

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

O aumento da procura do SNS 24 intensificou-se este ano e a Linha já atendeu mais de 7.7 milhões de chamadas e emitiu mais de 5 milhões de requisições de testes COVID-19. Criada em abril de 2020 para dar uma resposta de proximidade em saúde mental, a Linha de Aconselhamento Psicológico prestou apoio a mais de 162 mil pessoas.

Já com a app SNS 24, o cidadão pode aceder a um vasto conjunto de informações de saúde, por exemplo, o seu Boletim de Vacinas, as suas receitas, alergias, as requisições de exames e agora também os resultados dos mesmos. São também disponibilizados serviços que possibilitam a realização de teleconsultas ou o registo de medições específicas de saúde. Através de uma autenticação simples e segura, ainda é possível adicionar utilizadores, até cinco em “a minha área”, e consultar informação relativa aos filhos ou outros familiares. Tem mais de 7.3 milhões de downloads.

O Portal SNS 24 conta com cerca de 33 milhões de utilizações. Apelativo, intuitivo, inovador e acessível, disponibiliza diversos serviços online do SNS e conteúdos informativos e diferenciados sobre saúde pública. Regista mais de 17 mil acessos por dia.

Quanto aos Balcões SNS 24, situados em locais de proximidade como as juntas de freguesia, prestam apoio assistido e seguro a todas as pessoas, mas são mais procurados por quem tem pouca literacia digital, não tem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet. No país há 177 Balcões SNS 24 a funcionar.

Sempre que utilizados individualmente ou de forma combinada os serviços digitais facilitam o acesso remoto das pessoas ao SNS, promovem a equidade e a literacia em saúde.

Temas

|

Centro de Controlo e Monitorização do SNS celebra 13 anos

3 Fevereiro, 2023

O Centro de Controlo e Monitorização do Serviço Nacional de Saúde (CCMSNS) assinala 13 anos de atividade, nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro. Sob gestão da SPMS desde 2018, o CCMSNS é estratégico para a melhoria da eficiência do SNS, para gerir a despesa pública com cuidados de saúde e na proteção de dados sensíveis dos utentes. […]

Vacina Covid-19 | Mais de 78 milhões de mensagens enviadas em 2 anos

30 Janeiro, 2023

A primeira convocatória para a vacina contra a Covid-19, através de mensagens (SMS) do número 2424, foi enviada no dia 29 de janeiro de 2021. Nestes dois anos, mais de 78 milhões de SMS, exclusivamente de agendamento, foram enviadas para os utentes elegíveis para vacinação em cada fase do processo.

banner termos e condiçoes app sns 24
Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.