Notícias

SPMS participa em debate sobre Saúde Digital da APAH

13 Maio, 2022

“No que toca à saúde digital, a solução tecnológica é o menos importante”.  A ideia foi defendida pelo Presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, no âmbito do debate sobre o “Barómetro Saúde Digital”, integrado na 10ª Conferência de Valor APAH 2022, esta sexta-feira, em Sesimbra. O dirigente salientou que as pessoas é que estão no centro do sistema e exemplificou com a teleconsulta, que existe no SNS desde 1998, salientando que o importante é perceber como é que esta ferramenta é usada, como é que as pessoas trabalham e como é que os cidadãos acedem à teleconsulta.

O painel teve como mote a análise dos resultados obtidos em dois estudos sobre a adoção da telessaúde e da Inteligência Artificial (IA), desenvolvidos pela Escola Nacional de Saúde Pública. 

Área com vantagens claras na melhoria do acesso dos cidadãos à prestação de cuidados de saúde, a telessaúde tem um enorme potencial para seguir doentes crónicos, sendo este indicador amplamente referido nas conclusões apresentadas, com 90% dos inquiridos a destacar que a telemonitorização desempenha um papel muito importante na monitorização remota destes doentes. Já a adoção à teleconsulta foi bastante usada ao longo da pandemia. “Estes dois anos não foram uma paragem, permitiram muitos avanços na telessaúde e hoje temos uma autoestrada para andar”, realçou o dirigente da SPMS.

Na mesa-redonda, constituída por dirigentes de várias entidades, falou-se em vantagens, nas barreiras ainda existentes a uma maior utilização da telessaúde e nas soluções para ultrapassar essas mesmas barreiras. Na opinião geral do painel, a telessaúde é uma mais-valia para todo o ecossistema de saúde.

No que diz respeito à IA destacaram-se contributos relevantes para as instituições de saúde, nesta 2ª edição do “Barómetro Saúde Digital”, entre os quais, a capacidade de analisar grandes quantidades de dados de forma rápida e detalhada. Os dados de saúde são extremamente importantes e, segundo o Presidente da SPMS, devem acompanhar o utente.

A SPMS vai continuar a trabalhar na dinamização e implementação de projetos de telessaúde e de IA, em prol dos cidadãos e de um melhor acesso aos serviços de saúde digitais. “ É importante que as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência para a transição digital sejam bem utilizadas”.

A 10ª Conferência de Valor APAH 2022 decorre entre os dias 11 e 14 de maio, a partir de Sesimbra, em formato presencial e virtual.

Teleconsulta de Cardiologia disponível em Arouca com plataforma da SPMS

6 Outubro, 2022

A SPMS é responsável pelo desenvolvimento e disponibilização da Live, plataforma que permitiu o arranque das teleconsultas de Cardiologia no Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV) - Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, há já um ano. A partir deste mês de outubro, a teleconsulta de Cardiologia passa a funcionar com regularidade neste centro hospitalar.

Projeto da SPMS é finalista do Prémio HINTT 2022

4 Outubro, 2022

A SPMS é uma das 10 finalistas da 6ª edição dos Prémios HINTT, com o projeto SARA- Sistema de Atendimento e Resposta Ágil. Desenvolvido pela SPMS, o SARA visa agilizar o atendimento nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde, sobretudo nos cuidados de saúde primários. Atualmente, está presente em mais de 530 unidades.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.