Notícias

SPMS participa em debate sobre Saúde Digital da APAH

13 Maio, 2022

“No que toca à saúde digital, a solução tecnológica é o menos importante”.  A ideia foi defendida pelo Presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, no âmbito do debate sobre o “Barómetro Saúde Digital”, integrado na 10ª Conferência de Valor APAH 2022, esta sexta-feira, em Sesimbra. O dirigente salientou que as pessoas é que estão no centro do sistema e exemplificou com a teleconsulta, que existe no SNS desde 1998, salientando que o importante é perceber como é que esta ferramenta é usada, como é que as pessoas trabalham e como é que os cidadãos acedem à teleconsulta.

O painel teve como mote a análise dos resultados obtidos em dois estudos sobre a adoção da telessaúde e da Inteligência Artificial (IA), desenvolvidos pela Escola Nacional de Saúde Pública. 

Área com vantagens claras na melhoria do acesso dos cidadãos à prestação de cuidados de saúde, a telessaúde tem um enorme potencial para seguir doentes crónicos, sendo este indicador amplamente referido nas conclusões apresentadas, com 90% dos inquiridos a destacar que a telemonitorização desempenha um papel muito importante na monitorização remota destes doentes. Já a adoção à teleconsulta foi bastante usada ao longo da pandemia. “Estes dois anos não foram uma paragem, permitiram muitos avanços na telessaúde e hoje temos uma autoestrada para andar”, realçou o dirigente da SPMS.

Na mesa-redonda, constituída por dirigentes de várias entidades, falou-se em vantagens, nas barreiras ainda existentes a uma maior utilização da telessaúde e nas soluções para ultrapassar essas mesmas barreiras. Na opinião geral do painel, a telessaúde é uma mais-valia para todo o ecossistema de saúde.

No que diz respeito à IA destacaram-se contributos relevantes para as instituições de saúde, nesta 2ª edição do “Barómetro Saúde Digital”, entre os quais, a capacidade de analisar grandes quantidades de dados de forma rápida e detalhada. Os dados de saúde são extremamente importantes e, segundo o Presidente da SPMS, devem acompanhar o utente.

A SPMS vai continuar a trabalhar na dinamização e implementação de projetos de telessaúde e de IA, em prol dos cidadãos e de um melhor acesso aos serviços de saúde digitais. “ É importante que as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência para a transição digital sejam bem utilizadas”.

A 10ª Conferência de Valor APAH 2022 decorre entre os dias 11 e 14 de maio, a partir de Sesimbra, em formato presencial e virtual.

Vacina Covid-19 I Mais de 78 milhões de mensagens enviadas em 2 anos

30 Janeiro, 2023

A primeira convocatória para a vacina contra a Covid-19, através de mensagens (SMS) do número 2424, foi enviada no dia 29 de janeiro de 2021. Nestes dois anos, mais de 78 milhões de SMS, exclusivamente de agendamento, foram enviadas para os utentes elegíveis para vacinação em cada fase do processo.

banner termos e condiçoes app sns 24

“As eHealth Sessions são uma aposta ganha”

28 Janeiro, 2023

“Tem sido uma experiência muito interessante”, frisou Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS, na abertura da quarta e última eHealth Sessions, que decorreu no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), na manhã do dia 27 de janeiro.

Acordo-Quadro 2022/10 – Para Fornecimento de Material de Penso de Efeito Terapêutico

27 Janeiro, 2023

A SPMS, EPE publicou o Concurso Público Internacional para a formação do Acordo-Quadro CP 2022/10 – Para fornecimento de Material de Penso de Efeito Terapêutico, que entrou em vigor no dia 26 de janeiro. Este acordo-quadro inclui vários tipos de penso e materiais, cujo efeito terapêutico no tratamento de feridas promove e otimiza a sua […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.