Notícias

SPMS participa em debate sobre Saúde Digital da APAH

13 Maio, 2022

“No que toca à saúde digital, a solução tecnológica é o menos importante”.  A ideia foi defendida pelo Presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, no âmbito do debate sobre o “Barómetro Saúde Digital”, integrado na 10ª Conferência de Valor APAH 2022, esta sexta-feira, em Sesimbra. O dirigente salientou que as pessoas é que estão no centro do sistema e exemplificou com a teleconsulta, que existe no SNS desde 1998, salientando que o importante é perceber como é que esta ferramenta é usada, como é que as pessoas trabalham e como é que os cidadãos acedem à teleconsulta.

O painel teve como mote a análise dos resultados obtidos em dois estudos sobre a adoção da telessaúde e da Inteligência Artificial (IA), desenvolvidos pela Escola Nacional de Saúde Pública. 

Área com vantagens claras na melhoria do acesso dos cidadãos à prestação de cuidados de saúde, a telessaúde tem um enorme potencial para seguir doentes crónicos, sendo este indicador amplamente referido nas conclusões apresentadas, com 90% dos inquiridos a destacar que a telemonitorização desempenha um papel muito importante na monitorização remota destes doentes. Já a adoção à teleconsulta foi bastante usada ao longo da pandemia. “Estes dois anos não foram uma paragem, permitiram muitos avanços na telessaúde e hoje temos uma autoestrada para andar”, realçou o dirigente da SPMS.

Na mesa-redonda, constituída por dirigentes de várias entidades, falou-se em vantagens, nas barreiras ainda existentes a uma maior utilização da telessaúde e nas soluções para ultrapassar essas mesmas barreiras. Na opinião geral do painel, a telessaúde é uma mais-valia para todo o ecossistema de saúde.

No que diz respeito à IA destacaram-se contributos relevantes para as instituições de saúde, nesta 2ª edição do “Barómetro Saúde Digital”, entre os quais, a capacidade de analisar grandes quantidades de dados de forma rápida e detalhada. Os dados de saúde são extremamente importantes e, segundo o Presidente da SPMS, devem acompanhar o utente.

A SPMS vai continuar a trabalhar na dinamização e implementação de projetos de telessaúde e de IA, em prol dos cidadãos e de um melhor acesso aos serviços de saúde digitais. “ É importante que as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência para a transição digital sejam bem utilizadas”.

A 10ª Conferência de Valor APAH 2022 decorre entre os dias 11 e 14 de maio, a partir de Sesimbra, em formato presencial e virtual.

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.