Notícias

SPMS no debate sobre “Saúde Mental e Doenças Crónicas” promovido pelo Expresso

18 Maio, 2022

O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro, participou no debate “Saúde Mental e Doenças Crónicas”, inserido no projeto de promoção e literacia sobre “Doenças que Marcam”, promovido pelo Expresso e a SANOFI, em parceria com a Associação Dermatite Atópica Portugal. O debate realizou-se ontem, 17 de maio, em Lisboa, e contou com a análise de diferentes especialistas ligados à área da saúde mental.

“Os contributos que podemos dar, quer com os instrumentos da sociedade de informação, quer especificamente com os canais que têm vindo a ser criados é facilitar o acesso a um conjunto de serviços prestados por profissionais de saúde que ajudam a aproximar as pessoas desses mesmos profissionais”, salientou o dirigente da SPMS que, ao longo do debate, elencou algumas das soluções e ferramentas já adotadas e disponibilizadas, quer para utentes, quer para profissionais de saúde.  

Constituído por dermatologistas, psicólogos, alergologistas e representantes de várias entidades e associações, o painel debateu os impactos da dermatite atópica no estado psicológico dos doentes, principalmente adolescentes, sem esquecer os adultos que também podem contrair a doença e sentir-se estigmatizados.

No apoio e tratamento desses doentes, a tecnologia pode ser uma mais-valia e “a telessaúde uma ajuda fundamental no nivelamento das assimetrias regionais”, realçou o Presidente da SPMS, acrescentando que a grande vantagem do relacionamento à distância é aproximar as pessoas das unidades do SNS que prestam assistência especializada neste tipo de doenças, mesmo em populações mais isoladas, e aqui “os Balcões SNS 24 têm sido um grande apoio”.

Aconselhamento Psicológico no SNS 24 é resposta importante

Na certeza de que as doenças crónicas geram ansiedade, ter uma porta sempre aberta 24h por dia, conhecida e acessível, é essencial para os doentes. “Ter um canal rápido para a tranquilidade e serenidade é fundamental”, sublinhou Luís Goes Pinheiro referindo-se à Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24, que atende chamadas relacionadas sobretudo com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, entre outros. 

Ao longo do debate falou-se também de respostas mais eficazes no interesse das pessoas. Garantir que existem dados de saúde e informação resultante do tratamento desses dados para que possa existir partilha, se for essa a vontade do utente, foi defendido pelo dirigente como uma melhoria para todo o sistema, dando como exemplo os dados dos exames médicos que estão a ser partilhados e entregues em formato digital. “Sem dados não há partilha.”

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e em jeito de conclusão, o Presidente da SPMS destacou ainda o investimento em todo o SNS e como o digital pode alavancar bastante o acesso aos serviços de saúde e “vai seguramente dar um contributo decisivo na saúde mental.”

Temas

|

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.