Notícias

SPMS na 4ª Conferência de Saúde Pública da Universidade de Lisboa

25 Maio, 2022

Em representação da SPMS, Bruno Trigo, Diretor de Sistemas de Informação, participou na 4ª Conferência Anual de Saúde Pública da redeSAÚDE da Universidade de Lisboa, no dia 16 de maio, em formato híbrido.

Subordinada ao tema “O Contexto Digital ao Serviço da Saúde Pública”, esta conferência promoveu o debate público de questões importantes a todos os que se preocupam com o desenvolvimento de atividades de investigação, desenvolvimento e inovação, na área da Saúde e no papel que a Tecnologia oferece na interligação entre as organizações, os profissionais e os cidadãos, focando novas oportunidades e iniciativas. Contou com a participação de especialistas da Academia, de Organizações de Saúde, públicas e privadas, assim como do Ministério da Saúde e de Organizações da Área Tecnológica e Administração Local.

O Diretor de Sistemas de Informação da SPMS participou no debate sobre as “Iniciativas Digitais em Portugal determinantes na luta contra o SARS-CoV-2”, apresentando a temática “O Sistema de Informação do Certificado Digital: Os desafios, a solução e os resultados”. Bruno Trigo destacou o trabalho de monitorização que é feito diariamente aos sistemas e realçou a importância do sistema de vacinas. “Foi feito um grande trabalho para que se tornasse num registo central de fácil acesso ao profissional e ao utente.”

O projeto “Vacinas” tinha começado a sua jornada de digitalização em 2016, tendo por objetivos a gestão centralizada do programa nacional de vacinação, a gestão nos centros de saúde, hospitais e prestadores privados de cuidados de saúde e a desmaterialização do boletim de vacinas. Essa migração do histórico vacinal implicou a formação dos profissionais e exigiu um trabalho de uniformização de terminologias ao nível europeu.

Hoje, o cidadão pode aceder ao seu boletim de vacinas no Portal do SNS 24, bem como na app e presencialmente nos balcões SNS 24. Com o lançamento do certificado digital, a aplicação SNS 24 teve um incremento de downloads na ordem dos 230%. Atualmente, já tem mais de 7 milhões de downloads.

“A OMS, a Investigação Farmacêutica e as Pandemias – A Relevância do Digital (Use Cases)” e “O SNS e as task-force contra o SARS-CoV-2 – A relevância das tecnologias digitais na estruturação dos processos (Use Cases)” foram os outros temas em debate nesta conferência que, no final, deixou a nota de que Portugal está alinhado com a Europa.

Temas

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.