Notícias

SPMS na 4ª Conferência de Saúde Pública da Universidade de Lisboa

25 Maio, 2022

Em representação da SPMS, Bruno Trigo, Diretor de Sistemas de Informação, participou na 4ª Conferência Anual de Saúde Pública da redeSAÚDE da Universidade de Lisboa, no dia 16 de maio, em formato híbrido.

Subordinada ao tema “O Contexto Digital ao Serviço da Saúde Pública”, esta conferência promoveu o debate público de questões importantes a todos os que se preocupam com o desenvolvimento de atividades de investigação, desenvolvimento e inovação, na área da Saúde e no papel que a Tecnologia oferece na interligação entre as organizações, os profissionais e os cidadãos, focando novas oportunidades e iniciativas. Contou com a participação de especialistas da Academia, de Organizações de Saúde, públicas e privadas, assim como do Ministério da Saúde e de Organizações da Área Tecnológica e Administração Local.

O Diretor de Sistemas de Informação da SPMS participou no debate sobre as “Iniciativas Digitais em Portugal determinantes na luta contra o SARS-CoV-2”, apresentando a temática “O Sistema de Informação do Certificado Digital: Os desafios, a solução e os resultados”. Bruno Trigo destacou o trabalho de monitorização que é feito diariamente aos sistemas e realçou a importância do sistema de vacinas. “Foi feito um grande trabalho para que se tornasse num registo central de fácil acesso ao profissional e ao utente.”

O projeto “Vacinas” tinha começado a sua jornada de digitalização em 2016, tendo por objetivos a gestão centralizada do programa nacional de vacinação, a gestão nos centros de saúde, hospitais e prestadores privados de cuidados de saúde e a desmaterialização do boletim de vacinas. Essa migração do histórico vacinal implicou a formação dos profissionais e exigiu um trabalho de uniformização de terminologias ao nível europeu.

Hoje, o cidadão pode aceder ao seu boletim de vacinas no Portal do SNS 24, bem como na app e presencialmente nos balcões SNS 24. Com o lançamento do certificado digital, a aplicação SNS 24 teve um incremento de downloads na ordem dos 230%. Atualmente, já tem mais de 7 milhões de downloads.

“A OMS, a Investigação Farmacêutica e as Pandemias – A Relevância do Digital (Use Cases)” e “O SNS e as task-force contra o SARS-CoV-2 – A relevância das tecnologias digitais na estruturação dos processos (Use Cases)” foram os outros temas em debate nesta conferência que, no final, deixou a nota de que Portugal está alinhado com a Europa.

Temas

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

“Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida. “É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”, observou, […]

eHealth Sessions 2 I Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde. Num evento centrado nos Dados em Saúde, […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.