Notícias

SPMS e a transformação digital na saúde em destaque na Euronews

6 Maio, 2022

Portugal é um dos países europeus que, nos últimos dois anos, mais se destacou na digitalização dos sistemas de saúde, segundo uma reportagem da Euronews. Reconhecido pelo trabalho que tem vindo a desenvolver ao nível dos dados, o nosso país é considerado um exemplo das melhores práticas na utilização desses mesmos dados ao serviço das pessoas.

 “Um mercado único de saúde, com livre circulação de pessoas e livre circulação de serviços de saúde, só será possível se os dados de saúde de todos nós não estiverem restringidos por fronteiras”, referiu o Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, Luís Goes Pinheiro, enfatizando que “com dados digitais aquilo que se pretende é que o dado que é introduzido uma vez sirva todo o sistema gerando informação que alimenta todo um sistema. Isto que acontece em Portugal acontece a variadíssimos níveis”.

A digitalização nos cuidados de saúde constitui uma prioridade para a União Europeia e, nesta matéria, Portugal está na linha da frente com um valor médio mensal de 98% de receitas eletrónicas emitidas no sistema de saúde e com diferentes serviços digitais dirigidos aos cidadãos, sendo o SNS 24 um ótimo exemplo.

A transformação digital está a revolucionar os cuidados de saúde e, como ressalvou o dirigente da SPMS, “os dados são o petróleo do presente”.

CP 8 Monitorização_NOTÍCIA

SPMS na 24ª Reunião de Alto Nível da eHealth Network

5 Junho, 2023

No âmbito da cooperação em saúde digital na União Europeia (UE), a SPMS participou na 24ª Reunião de Alto Nível da eHealth Network (eHN), que decorreu nos dias 1 e 2 de junho, em Estocolmo, Suécia.  Cátia Pinto, coordenadora da SPMS, participou nesta reunião que teve como principal propósito a adoção de standards e guidelines […]

“Nascer + Cidadã e + Cidadão” lançado no Dia da Criança

1 Junho, 2023

“No Dia Mundial da Criança apresentamos o “Nascer + Cidadã e + Cidadão”, um projeto com maior inovação tecnológica, que permite reduzir o número de interações necessárias ao registo de nascimento”, referiu Sandra Cavaca, presidente da SPMS, na sessão que decorreu hoje, dia 1 de junho, no Centro Hospitalar de Setúbal.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.