SPMS e a transformação digital na saúde em destaque na Euronews

6 Maio, 2022

Portugal é um dos países europeus que, nos últimos dois anos, mais se destacou na digitalização dos sistemas de saúde, segundo uma reportagem da Euronews. Reconhecido pelo trabalho que tem vindo a desenvolver ao nível dos dados, o nosso país é considerado um exemplo das melhores práticas na utilização desses mesmos dados ao serviço das pessoas.

“Um mercado único de saúde, com livre circulação de pessoas e livre circulação de serviços de saúde, só será possível se os dados de saúde de todos nós não estiverem restringidos por fronteiras”, referiu o Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, Luís Goes Pinheiro, enfatizando que “com dados digitais aquilo que se pretende é que o dado que é introduzido uma vez sirva todo o sistema gerando informação que alimenta todo um sistema. Isto que acontece em Portugal acontece a variadíssimos níveis”.

A digitalização nos cuidados de saúde constitui uma prioridade para a União Europeia e, nesta matéria, Portugal está na linha da frente com um valor médio mensal de 98% de receitas eletrónicas emitidas no sistema de saúde e com diferentes serviços digitais dirigidos aos cidadãos, sendo o SNS 24 um ótimo exemplo.

A transformação digital está a revolucionar os cuidados de saúde e, como ressalvou o dirigente da SPMS, “os dados são o petróleo do presente”.

CP 8 Monitorização_NOTÍCIA

Inauguração de 14 novos Balcões SNS 24 na região Norte

7 Outubro, 2022

O Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, acompanhou o Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na inauguração de 14 novos Balcões SNS 24 no concelho de Paredes, distrito do Porto. A inauguração teve lugar esta sexta-feira no Balcão Único da Câmara Municipal de Paredes.

Teleconsulta de Cardiologia disponível em Arouca com plataforma da SPMS

6 Outubro, 2022

A SPMS é responsável pelo desenvolvimento e disponibilização da Live, plataforma que permitiu o arranque das teleconsultas de Cardiologia no Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV) - Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, há já um ano. A partir deste mês de outubro, a teleconsulta de Cardiologia passa a funcionar com regularidade neste centro hospitalar.