Notícias

Rede de 21 Balcões SNS 24 abre no concelho de Loures

6 Maio, 2022

“Loures é o segundo município do país com mais Balcões SNS 24”, destacou o Presidente da SPMS, EPE, Luís Goes Pinheiro, na cerimónia de assinatura de protocolo de colaboração para a instalação de 21 Balcões, que decorreu nesta sexta-feira e contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

No Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, Lacerda Sales sublinhou a importância deste serviço descentralizado e deixou um “agradecimento especial a todas as entidades que uniram esforços para criar a resposta que hoje foi protocolada”, ressalvando que esta iniciativa não substitui os serviços e o contacto pessoal entre profissionais e utentes, mas complementa.

O protocolo foi assinado pelos Presidentes da SPMS, da Câmara Municipal de Loures, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), e das Juntas de Freguesia. A rede de 21 Balcões SNS 24, a mais extensa a nível da Área Metropolitana de Lisboa e da ARSLVT, tem por objetivo facilitar o acesso aos vários serviços digitais e de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde, de forma rápida, mais próxima, eficiente e segura. Entram ao serviço dos cidadãos ao longo do mês de maio.

Esta é uma iniciativa que visa facilitar a vida das pessoas, sobretudo de quem apresenta reduzida literacia digital, promovendo a inclusão digital e social, ao permitir aceder remotamente a um conjunto alargado de serviços de saúde, nomeadamente, marcar consultas e teleconsultas, renovar receitas, consultar exames e guias de tratamento, entre outros. O país passa agora a contar com 164 Balcões SNS 24.

Temas

|

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.