Notícias

Comitiva da TEHDAS visita SPMS

31 Maio, 2022

No âmbito da Ação Conjunta Towards the European Health Data Space (TEHDAS), a SPMS recebeu e coordenou a visita de especialistas belgas, suecos e malteses, em Lisboa. A gestão de dados de saúde e dos regulamentos de apoio à partilha de dados de saúde para uso secundário, com o propósito de mapear a situação atual em Portugal, foi o objetivo deste encontro entre os dias 24 e 26 de maio.

Esta foi uma oportunidade para alinhar as necessidades e expetativas das entidades nacionais em matéria de saúde digital com as decisões da Comissão Europeia, relativamente à proposta legislativa do European Health Data Space (EHDS), bem como compreender o estado atual dos sistemas de informação de saúde nacional e a sua preparação estrutural e política para adoção desta nova proposta legal.

Durante a visita foi possível concluir que o SNS é bastante centralizado e apresenta um elevado nível de digitalização e avanço em relação à estrutura myHealth@EU, disponibilizando vários serviços, tais como, e-prescriptions, Patient Summary e notificações eletrónicas de doenças infeciosas. Os resultados obtidos neste estudo serão compilados e comparados com resultados de outros Estados-Membros pela Ação Conjunta TEHDAS, obtendo, assim, uma perspetiva pan-europeia do estado de maturação dos diversos países em matéria de saúde digital.

Este encontro, além de elementos da SPMS, contou com a participação de representantes da Direção-Geral da Saúde, da Administração Central do Sistema de Saúde, do Instituto Nacional de Estatística, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, da Administração Regional de Saúde do Centro e do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca.

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.