Notícias

Balcão SNS 24 recebe Menção Honrosa I Prémio Cidades e Territórios do Futuro

12 Maio, 2022

A SPMS foi distinguida com uma menção honrosa para o projeto Balcão SNS 24 no 31º Digital Business Congress da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), que se realizou ontem, 11 de maio, em Lisboa. Esta menção honrosa, na categoria de saúde e bem-estar, integra o “Prémio Cidades e Territórios do Futuro” que distingue projetos, ideias e estratégias pioneiras com base tecnológica que promovem a sustentabilidade, a inovação e a inteligência urbanas.

Em representação da SPMS, Ponciano Oliveira, Vogal Executivo do Conselho de Administração, recebeu e agradeceu a distinção para o Balcão SNS 24, um espaço físico de inclusão digital para garantir a todos os cidadãos o acesso aos canais digitais do Serviço Nacional de Saúde.

Esta iniciativa resulta de uma rede de parcerias entre municípios, juntas de freguesia, agrupamentos de centros de saúde e Administrações Regionais de Saúde e veio melhorar o acesso aos serviços de saúde digitais, evitando deslocações às unidades de saúde e permitindo que as pessoas possam, de uma forma segura e rápida, renovar receitas de medicamentos, consultar resultados de exames, marcar consultas ou realizar uma teleconsulta, entre outros. Vantagens reconhecidas pelos utentes dos 164 Balcões SNS 24 espalhados pelo país.

Além da saúde e bem-estar, a economia circular, a descarbonização e desenvolvimento económico, a igualdade e inclusão, as qualificações, a mobilidade e logística, a colaboração intergeracional e o relacionamento com o cidadão e participação foram as categorias distinguidas no âmbito da 1ª edição do Prémio Cidades e Territórios do Futuro”.

O projeto Balcão SNS 24 vai continuar a promover a inclusão e a literacia digital em saúde, contribuindo para o acesso de todos aos serviços digitais do SNS.

SPMS_Menção Honrosa

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.